Depois de tanta espera a chuva chegou, mas não foi para todos
#souagro| A espera foi longa, agricultores paranaenses não viam a hora que ela chegasse e ela finalmente veio: a chuva. Em várias cidades paranaenses teve registro de chuva, ela veio bem dispersa, teve município que choveu de um lado e de outro não, mas o fato é que ela trouxe esperança para as lavouras.
Em Cascavel por exemplo, na região oeste da cidade a chuva foi de 50 milímetros, mas em alguns pontos choveu apenas 20. Em Clevelândia choveu uma média de 12 milímetros. Nova Santa Rosa, Toledo, Tupãssi, Assis Chateaubriand, Mamborê também registraram chuva.
Palotina, cidade que registrou perdas de R$250 milhões por conta da seca, teve pouca chuva, o relato dos produtores é de que em alguns pontos choveu 17 milímetros e em outros apenas 2 milímetros, foi realmente bem espalhado em todas as cidades.
- Grãos: oeste é a região do Paraná mais afetada pelas perdas
- VÍDEO: Por que o Paraná não investe mais em irrigação?
Apesar dessa diferença, em geral boa parte dos municípios do oeste paranaense que vinham sendo castigadas pela seca foram presenteadas com um pouco de chuva. A região norte do estado foi onde mais choveu, Londrina por exemplo acumulou 62 milímetros.
A CHUVA CONTINUA
E notícia é animadora para os produtores, a chuva deve continuar em vários pontos do estado. Nesta quinta-feira (30) o dia começou com registros de chuvas fracas e isoladas nas regiões norte, sul, campos gerais e na faixa litorânea.
- Situação climática é a grande preocupação do agricultor
- Água sólida é alternativa contra seca nas lavouras
Entre o sudoeste, oeste e parte do noroeste, o sol já predomina com temperaturas em elevações, mas o tempo segue instável por conta da massa de ar úmida e aquecida, condições que propiciam o desenvolvimento de nuvens de chuva em vários momentos do dia e em todas as regiões.
De modo geral, há previsão de chover em todo estado e o tempo segue mais abafado, mas as temperaturas já não ficam tão altas como no início da semana.
ÚLTIMO DIA DO ANO
Para o último dia de 2021 ainda há possibilidade de chover em todo Paraná. Na maioria das regiões paranaenses a instabilidade ganha força a partir da tarde, devido ao tempo abafado. Calor mais significativo no oeste e no noroeste do Estado. Risco de tempestades continua elevado, especialmente no interior. Tendência de as chuvas perderem força com a chegada da noite, pouca chuva próximo à meia-noite.
(Débora Damasceno/ Sou Agro)