Previsão do tempo

Chuva não vem e aumenta o drama dos agricultores

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Previsão do tempo

 

#souagro | Sextou! E toda sexta-feira, o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra, chega com mais uma previsão do tempo para o fim de semana. “Hoje tivemos algumas pancadas isoladas em todo o Paraná. Algo nos campos de Palmas, perto de Cascavel, mas de maneira geral não muito expressivo”.

No acumulado de hoje até segunda-feira pela manhã, praticamente sem chuva. Talvez no sábado, domingo ou segunda, uma ou outra pancada muito isolada no Paraná, com projeção de um pouco mais de chuva no leste do Estado, mais para os lados do litoral. “A princípio entre terça e quarta pode ter uma chuva melhor, atravessando o Estado, porém, longe do ideal, infelizmente”.

A anomalia para os próximos 15 dias, até os primeiros dias de janeiro de 2022, todo o Sul, principalmente as áreas de produção do Paraguai, Mato Grosso do Sul, Argentina e São Paulo, bem abaixo do normal. Situação dramática para muitos produtores. Dificilmente terá alguma reversão. “A chuva que ocorrer agora até o fim deste ano ajudas, mas será mal distribuída”.

Pode chover 10 milímetros em uma lavoura, 30 milímetros em outra e grande parte em volta nada de chuva. “Infelizmente, vamos ter a continuidade deste tempo ruim para os agricultores”. E além do mais, a temperatura não ajuda. “Hoje tivemos 40 graus na região de Foz do Iguaçu, o mesmo em Itapiranga, na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul. Cascavel entre 34 e 35 graus. Além da seca, está muito quente. “As madrugadas aliviam o calor, principalmente no domingo, segunda e terça, mas as tardes vão continuar quentes no oeste e sudoeste.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas