AGRICULTURA

Tereza Cristina é a nova presidente da Junta Interamericana de Agricultura

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi eleita para presidir a Junta Interamericana de Agricultura (JIA), durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021, que acontece em San José da Costa Rica. A JIA é o principal órgão de governo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Presidente da COP diz que reunião é última chance para meta climática

 

A presidência da JIA é eleita a cada dois anos. Para a ministra, a escolha de seu nome é  um reconhecimento ao papel da mulher no setor e à liderança do Brasil na produção sustentável de alimentos.

(Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021)

“Contar com o apoio de todos os países de nosso hemisfério mostra-nos que nossos esforços para implementar uma agricultura sustentável estão no caminho certo. Estou segura de que o Brasil, junto a todos os 34 países-membros do IICA, exercerá sua vocação de alimentar o mundo e preservar o planeta”, destacou.

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

 

Durante a Conferência, que segue até amanhã (2), os ministros da agricultura dos países do IICA vão debater o posicionamento comum do Hemisfério na Cúpula sobre Sistemas Alimentares da ONU e o papel dos sistemas agroalimentares sustentáveis como eixo estratégico para a recuperação econômica dos nossos países no pós-Covid-19. O evento terá a participação da Secretária-Geral Adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, e da Enviada Especial à Cúpula sobre Sistemas Alimentares da ONU, Agnes Kalibata.

Previsão do tempo: O que esperar para o mês de novembro?

 

Na abertura da Conferência, a ministra destacou que o papel da agricultura para a sustentabilidade estará em evidência tanto na Cúpula dos Sistemas Alimentares como na COP-26, prevista para novembro, em Glasgow. “Em ambas as ocasiões, a atuação de nossa região será determinante para que a agricultura seja reconhecida não apenas por sua contribuição para a segurança alimentar, mas também por seu papel positivo na mitigação de emissões e adaptação às mudanças climáticas. Assim como temos feito no contexto da Cúpula dos Sistemas Alimentares, nossa estreita coordenação será essencial para garantirmos o atendimento dos interesses de nosso hemisfério”, disse.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

 

O Diretor-Geral do IICA, Manoel Otero, foi reeleito para o período de 2022 a 2026.

(Fonte Governo Federal – Foto José Cruz/Agência Brasil)

Débora Damasceno

Recent Posts

Com novas regras tributárias, produtor de soja pode receber menos pela produção

O produtor rural que já negociou a soja para entrega em 2027 precisa ficar atento…

outubro 19, 2026

Não guarde os casacos: Frio ainda vai continuar!

O frio resiste no Sul do Brasil e o calor vai demorar para se firmar,…

outubro 18, 2026

Big Bill: o maior porco que já existiu

Entre os animais domésticos que chamaram a atenção pelo tamanho extraordinário, Big Bill ocupa um…

outubro 18, 2026

El Niño exige estratégias diferentes para a agropecuária no País

Equipes da Embrapa nas cinco regiões brasileiras detalharam os riscos do El Niño 2026/2027 e…

outubro 18, 2026

Uma tonelada de tilápia: colégio agrícola é pioneiro na piscicultura

O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa) São Mateus do Sul é o primeiro…

outubro 18, 2026

Nova jornada exige reorganização do trabalho nas fazendas

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) manifestou preocupações sobre os impactos da nova legislação trabalhista…

outubro 18, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais