VÍDEO: Ventos de até 100Km/h causam estragos no Paraná
SOUAGRO | Os ventos fortes assustaram moradores de vários municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná. Entre o final da noite de ontem (13) e a madrugada de hoje, áreas de instabilidades avançaram da Argentina e do Paraguai em direção ao Paraná, provocando temporais entre as regiões oeste e noroeste do estado. De acordo com o SIMEPAR, no município de Palotina, os ventos chegaram aos 101,5 Km/h. O mapa mostra as rajadas de ventos máximos registradas pelas redes de estações meteorológicas do Simepar e Inmet.
ESTRAGOS
O forte vento acompanhado da chuva registrado em Palotina deixou estragos em diversos pontos da cidade. Algumas árvores e muitos galhos quebraram com os ventos, teve relatos também de casas destelhadas. As fotos registradas por moradores mostram a estrutura de quadra de futebol caída.
Alguns bairros da cidade ainda estão sem energia ou só com meia fase.
Segundo informado por populares as rodovias que ligam Palotina a Assis e Toledo também caíram árvores e impediram o trânsito. Caso alguém for fazer este trajeto, deve tomar cuidado há muitos galhos espalhados pela pista.
Em Jesuítas, também no Oeste do Paraná, a unidade de recebimento de grãos de uma cooperativa foi bastante danificada com o vento forte.
Clique aqui e veja o tamanho dos estragos:
Confira as maiores rajadas de vento no Sul do País medidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre a noite do dia 13 e a manhã de 14 de outubro de 2021
Xanxerê (SC): 102 km/h
Marechal Cândido Rondon (PR): 91 km/h e 76 km/h
Campos Novos (SC): 82 km/h e 86 km/h
Chapecó (SC): 83 km/h e 73 km/h
Teutônia (RS): 79 km/h
São Miguel do Oeste (SC): 77 km/h
Quaraí (RS): 74 km//h e 72 km/h
Maringá (PR): 74 km/h
Soledade (RS): 74 km/h e 71 km/h
Dionísio Cerqueira (SC): 73 km/h
Temporal provoca estragos na rede elétrica de várias regiões
O temporal severo que atingiu o Paraná desde o início na madrugada provocou grandes estragos na rede elétrica nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. Foram identificados muitos
pontos com árvores sobre as redes, cabos rompidos e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, pelo menos duas torres de geração particular caíram sobre a rede da Copel. Além disso, 9 torres da linha de Transmissão Assis/Umuarama (138kV) foram ao chão. As equipes de Manutenção e Emergência estão trabalhando desde a madrugada para
restabelecer o fornecimento a todos o mais rapidamente possível.
No momento, constam mais de 1.700 ocorrências para atendimento e cerca de 160 mil unidades consumidoras, sem energia no Oeste./Sudoeste. Todas as equipes disponíveis na região estão mobilizadas e irão receber reforço de outras regiões do Estado para auxiliar na recomposição do fornecimento, que deve se estender nos próximos dias.
VEJA COMO FOI A MADRUGADA
QUEM AVISA, AMIGO É!
O Portal Sou Agro alertou para que preparassem o guarda-chuva e o agasalho. De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra, a madrugada no Oeste seria marcada com chuvas, trovoadas e até mesmo algum granizo. E fica o alerta: O tempo mais carrancudo se estende até o fim de semana.
Clique e assista o vídeo de Ronaldo Coutinho com a previsão do tempo para os próximos dias.
(Amanda Guedes / Sou Agro com Portal Palotina)
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro