Tempestade de poeira pode atingir o Paraná?
SOUAGRO | Com proporções distintas, tempestade de terra e poeira como as registradas em São Paulo e em estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Maranhão nos últimos dias continuam preocupando.
Cidades no oeste paulista já lamentam cinco mortes e precisaram até suspender aulas presenciais nesta semana devido aos estragos causados pela tempestade de poeira com rajadas de vento de até 103 km/h.
Embora essas tempestades sejam registradas em períodos de seca, será que os ventos fortes podem carregar a poeira do solo até o Paraná, que faz divisa com o estado de São Paulo?
De acordo com o meteorologista Reginaldo Ferreira, a possibilidade é um pouco menor, mas não é descartada. ‘’Nós temos chuva agora, o solo fica um pouco mais úmido. Mas teremos dias mais secos a partir da semana que vem, com a trégua da chuva, mesmo assim o solo ainda estará úmido e isso nos dá uma segurança de que esse tipo de tempestade não consiga chegar ao Paraná. Claro que se não tivéssemos essa chuva, essa possibilidade existiria. Então se o tempo mudar como antes, pode ocorrer no nosso estado, sim.’’
Os especialistas dizem que a causa da tempestade de poeira é a ação humana, com a intensificação de queimadas e os desmatamentos. As nuvens de poeiras são formadas a partir poeira ou fuligem depositadas sobre o solo. Elas podem vir do manejo equivocado do solo.
ASSISTA A EXPLICAÇÃO COMPLETA DO METEOROLOGISTA
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)