Produção de etanol dos EUA atinge maior nível em mais de três anos
Segundo dados da AIE (Administração de Informação de Energia), a produção de etanol de milho dos Estados Unidos cresceu 0,9% na semana encerrada em 22 de outubro, atingindo 1.106 mil barris diários (*), ante 1.096 mil barris na semana anterior (15).
Já os estoques de etanol dos Estados Unidos passaram de 20,080 milhões de barris para 19,925 milhões de barris no mesmo período comparativo – caindo 0,77%.
A produção voltou a crescer e alcançou os maiores níveis em mais de três anos. Os dados da última semana ficaram no intervalo máximo da expectativa do mercado, de acordo com pesquisa conduzida junto a analistas pela Dow Jones.
Com a produção de etanol de milho diária dos Estados Unidos atingindo o maior nível desde agosto de 2018, os contratos futuros do milho dispararam na Bolsa de Chicago, e chegaram a subir 2,8% logo após a divulgação dos dados, cotados a 5,59 dólares por bushel.
Traders do mercado de grãos já antecipavam estes números expressivos de produção de etanol, uma vez que as refinarias do país estão operando com margens extremamente favoráveis diante da escalada nos preços da gasolina a partir do rally nas cotações internacionais do petróleo, fator que impulsiona a demanda pelo biocombustível, que tem preço mais favorável na comparação com o combustível fóssil.
(*) Cada barril equivale a 159 litros.
Fonte: Agência SAFRAS
Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro