Produtor obtém média de 160,5 sacas/ha de trigo
#souagro | Um produtor de Cristalina, Goiânia, pode ter batido o recorde brasileiro de sacas de trigo por hectare. Paulo Bonato registrou perto de 10 mil quilos por hectare, mais precisamente 9.630 kg/ha ou 160,5 sacas. Ele plantou a variedade tropical BRS 264, da Embrapa.
A colheita foi feita por meio de três colheitadeiras. No ano passado, o mesmo produtor havia colhido 142 sacas de trigo por hectare. Esse ano, com 110 dias, a lavoura já apresenta um potencial impressionante.
O produtor Paulo Bonato comenta que a cultura é desafiadora. “É uma cultura que enriquece o Brasil e uma fonte de alimentação de alto poder nutritivo”, descreve. “Essa produtividade é resultado de muito trabalho e investimentos em tecnologia. É fruto do acompanhamento diário da cultura e da percepção da necessidade de planta em todos os seus ciclos”.
A pesquisa desenvolvida pela Embrapa também é ressaltada pelo produtor de Goiânia, aliada ao solo do planalto central, eficiente na produção de trigo de qualidade. Em nível mundial, o recorde de produtividade em trigo foi estabelecido em 2020 – 17.398 kg/ha ou 289,96 sc/ha em uma propriedade em Ashburton, na Nova Zelândia, com semeadura em abril de 2019 e colheita em 17 de fevereiro de 2020.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)