Oferta interna de carne de frango aumentou mais de 9%
Deduzindo-se da produção total (dados do IBGE relativos aos abates inspecionados) o volume exportado no período (dados da SECEX/ME referentes à exportação), conclui-se que a oferta interna de carne de frango aumentou 9,30% no primeiro semestre de 2021. E, praticamente, 8% nos 12 meses encerrados em junho de 2021.
O gráfico que acompanha a tabela abaixo mostra as percentagens da produção total de frango que permaneceram no mercado interno. Nos 24 meses analisados elas variaram de um mínimo de 64,60% a um máximo de 76,43% do volume total produzido em estabelecimentos sob inspeção.
Interessante notar que esses dois índices foram registrados no período pandêmico. O mínimo, em maio de 2020, ocasião em que, frente a uma produção contida pelo primeiro isolamento social, as exportações registraram o maior volume do ano que passou; o máximo, em janeiro deste ano quando, opostamente, as exportações retrocederam ao menor volume em quase três anos.
Na média dos 12 meses encerrados em junho de 2021 o percentual que permaneceu no mercado interno ficou em 70,38% da produção total, 2% a mais que o registrado em idêntico período anterior.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
FONTE – AVISITE