Colheita de trigo Paraná

Apesar da falta de chuva, safra paranaense avança

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Colheita de trigo Paraná

 

#souagro | Apesar da falta de chuvas, a área plantada com milho na safra 2021/22 atingiu 62% e a soja, 7%.  É o que aponta o mais recente boletim divulgado pelo Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento). Na semana passada, a soja ocupava 3% da área semeada.

“Temos um início da safra um pouco melhor em comparação com o mesmo período do ano passado, mesmo com a falta de chuva, mas ainda assim precisamos de mais umidade no solo”, destaca Marcelo Garrido, do Deral. As regiões que apresentam um volume maior de plantio até agora são o oeste e sudoeste do Paraná, mas principalmente no oeste, é necessária mais chuvas para que esse plantio de desenrole de uma melhor maneira.

A perspectiva de produção beira os 21 milhões de toneladas. Se confirmada essa produção, ela será 6% superior que o ano passado. E no caso do milho, uma produção estimada na primeira safra de 4,1 milhões de toneladas, também superior à do ano passado, com projeção de área de 420,1 mil hectares, perfazendo uma produtividade média de 9,7 mil quilos por hectare.

Com base em informações obtidas junto ao Deral, 98% das lavouras de milho apresentam boas condições e 2% desempenho médio. E ainda, 48% em fase de germinação e 52% em desenvolvimento vegetativo, porcentagem semelhante à da semana anterior.

Sobre a segunda safra de milho 2020/21, 100% da colheita foi concluída perante 98% registrado há uma semana. Em condições ruins, subiu para 71%, sendo 22% apresentando situação média e 7% em boas condições.

Com relação ao trigo, a retirada do cereal ocorreu em 36% da área de 1,136 milhões de hectares, bem superior aos 11% da semana passada. No mesmo período do ano passado, 44% da área já havia sido colhida. Segundo o Deral, 68% das lavouras apresentam atualmente situação boa, 28% condição média e 4% ruins. A estimativa é ter uma safra de trigo com produção de 3,528 milhões de toneladas, 11% acima da temporada passada.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Deral)

 

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas