Dentes alinhados: conheça o aparelho ortodôntico para cães
SOUAGRO | Em um primeiro momento, a imagem do cachorro usando aparelho ortodôntico causa espanto, e é impossível não achar engraçado. Mas saiba que esse assunto é sério.
O uso de aparelho dentário para cachorro pode até parecer um exagero. Entretanto, o que muitos desconhecem é que alguns cães sofrem com o que é chamado de má-oclusão dentária (dentes tortos), e o aparelho é a melhor maneira de tratar.
- PETs com acesso liberado no Tribunal de Contas
- IAT arrecada mais de uma tonelada de ração para amparo aos animais
- Paraná tem lei específica sobre o controle de zoonoses
Quem domina esse assunto é a Médica veterinária Jéssica Gregolin. Ela explicou para nossa equipe que o tratamento ortodôntico se torna necessário a partir do momento que a má-oclusão causa desconforto e traz risco à saúde do pet. Se, por exemplo, um dente está ferindo alguma parte da boca, como a gengiva ou o céu da boca, há a necessidade. ‘’Nem todos os animais podem fazer o uso do aparelho. É mais indicado em cães e gatos. A ortodontia não via a estética. Se não está causando desgaste, não tem por que indicar esse tratamento.’’
Em geral os tratamentos são rápidos, com duração média entre 3 e 4 meses. Mas fato é que, com ou sem aparelho é preciso manter o peludo com a higiene bucal em dia.
VEJA COMO É A IMPLANTAÇÃO DO APARELHO ORTODÔNTICO EM CÃES:
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)