Criada a comissão local de mulheres rurais
#souagro | Os primeiros passos em direção ao fortalecimento das ações da mulher no campo e o incentivo ao espírito de liderança foram dados ainda em fevereiro, a partir da criação da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP, em evento na capital paranaense. Nesta terça-feira (17), produtoras rurais de Cascavel e região participaram de uma reunião no Sindicato Rural.
O objetivo foi o de mostrar a força da mulher o agronegócio e seu importante papel de representatividade em toda a sociedade. A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP foi criada com o objetivo de fomentar o protagonismo feminino no campo. Para cumprir esse propósito, uma das estratégias é proporcionar um espaço de crescimento mútuo para as mulheres, estreitando as relações e estimulando a troca de experiências
A coordenação da comissão é formada por mulheres de diversos municípios do Paraná, o que permite maior capilaridade para a atuação das participantes. Dessa forma, é possível absorver diferentes opiniões e atender a um número variado de demandas, o que facilita a integração entre os múltiplos perfis de mulheres do agronegócio paranaense. Em todo o Paraná, foram formados grupos vinculados aos sindicatos rurais.
“A mulher não é mais aquela que servia apenas para cozinhar e levar marmita para quem estava colhendo ou plantando”, salienta Beatriz Orso, presidente do Núcleo da Mulher do Sindicato Rural. “Hoje, temos a mulher arregaçando as mangas e subindo em colheitadeiras e tratores para lidar com a lavoura”.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)