Alta demanda: Produtores esperam até 6 meses por silos

Amanda Guedes
Amanda Guedes
https://www.youtube.com/watch?v=ZeWy9uxQgnw

SOUAGRO | Enquanto a capacidade instalada nas fazendas em países como Argentina, Canadá e Estados Unidos atinge patamares de 40%, 85% e 65% respectivamente, no Brasil este índice permanece próximo a 14% ao longo de 10 anos. É o que mostra o Boletim Logístico publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) neste ano de 2021. Conforme o estudo, a maioria dos grãos, cerca de 60% estão depositados em armazéns localizados no meio rural.

A Conab também aponta o Paraná como o terceiro Estado mais bem estruturado, com capacidade para armazenar 29,9 milhões de toneladas de grãos. À sua frente apenas o Mato Grosso, com capacidade de 38,7 milhões, e o Rio Grande do Sul, 30,9 milhões. Mesmo assim a produção paranaense ainda está bastante desprotegida.

Diante deste cenário, a procura por silos nas propriedades aumentou. Em entrevista ao Portal Sou Agro, Rogério Specht, Gerente Comercial da Comil Silos e Secadores explicou que o crescimento é enorme neste período, o que reflete na produção das empresas do segmento.

‘’As empresas fabricantes de silos estão com a produção totalmente tomada e tem condições de entregar produtos somente em fevereiro ou março de 2022’’.

O relatório divulgado recentemente pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, apontou que serão produzidas 34,4 milhões de toneladas de grãos em 10,4 milhões de hectares no Paraná. O volume é 16% menor que os 41,2 milhões de toneladas de 2019/20, ainda que a área seja 4% maior.

CONDOMÍNIOS DE ARMAZENAGEM 

Rogério explica que do volume total de produção no Paraná, pelo menos 8,7 milhões de grãos devem ficar sem local para armazenagem. A demanda crescente por silos acontece em um ambiente extremamente adverso, uma vez que a matéria-prima destes equipamentos subiu de preço. ‘’Uma das formas de diminuir esse déficit, é investir sistema de armazenagem em propriedades. Muitos produtores da região estão formando condomínios, que é uma reunião de 4 a 10 produtores para colocar uma unidade de armazenagem, conseguindo com isso enxugar os custos, otimizando o espaço, o número de operadores, a energia e as demais despesas.’’

ASSISTA A EXPLICAÇÃO SOBRE A ALTA PROCURA POR SILOS NO PARANÁ

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO) 

(Amanda Guedes/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas