SECA PARA SOJA: Neste ano, registro de chuva deve ser tão ruim quanto em 2020
Este ano de 2020 não tem sido nada fácil para quem depende da condição climática para produzir. Passamos do segundo semestre e a previsão daqui para frente, não é tão animadora. No Paraná, segundo maior produtor de oleaginosas no País, a estiagem deve continuar predominando também em setembro, período de plantio da soja.
Durante uma Live especial no perfil do Instagram do @portalsouagro, o #agronauta Luis Henrique questionou sobre o plantio de soja que pode ser influenciado pelo fator da seca. Em resposta, o Engenheiro Agrônomo, Ronaldo Coutinho do @clima.tempo explicou que neste ano teremos previsão de chuva tão ruim quanto em 2020.
‘’Eu diria que neste ano será uma cópia piorada do ano passado. A safra de verão já vai sair com uma condição de umidade do solo ruim. Pode até ter uma chuva boa em agosto, no começo de setembro, ter umidade na superfície do solo, mas não tem reserva. Porque para a gente regularizar essa chuva, não é um mês de 300 milímetros que vai resolver. Tem que ser um ano e meio chovendo 10 a 20% acima da média todos os meses, aí sim”.
- Na próxima semana, 80% do Paraná deve ter geada
- Município de Farol recebe programa de esterilização de cães e gatos
- Show Rural vira palco para exercícios militares
O efeito La Niña também foi observado pelo profissional.
‘’O problema maior na verdade é a La Niña que vai afetar com chuva irregular. Temos que torcer que chova na área certa. Se não teremos um problema seríssimo. O ideal é que neste verão chovesse o dobro do normal nas áreas que precisam.
VEJA O VÍDEO PARA SABER MAIS:
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)