ESPECIAIS

Vai nevar novamente na região sul?

Amanda Guedes
Amanda Guedes
O risco de neve volta a ser considerado, mas a geada será o principalmente fenômeno desta vez. A segunda quinzena de julho de 2021 promete ser gelado no Sul do Brasil, mas também em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e o ar polar vai chegar novamente a Rondônia, Acre e ao sul do Amazonas provocando nova friagem. O frio destas massa de ar será semelhante ao que o Brasil sentiu na virada de junho para julho. Até agora, a menor temperatura registrada oficialmente no Brasil este ano foi de -7,5°C em 29 de junho, em Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, e de -6.5ºC em Urupema, também na serra catarinense, no mesmo dia, pela medição do Epagri/Ciram.

Possibilidade de neve no Sul do Brasil

Uma forte massa de ar frio de origem polar vai avançar sobre o Brasil neste fim de semana, 17 e 18 de julho de 2021. A forte queda da temperatura começa a ocorrer neste sábado, 17, mas se acentua no domingo. A presença de um ciclone extratropical no oceano, próximo da costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai vai manter um fluxo de umidade sobre o Sul do Brasil em parte dos dias 17 e 18 de julho. A atmosfera muito fria (entrada de ar gelado, de origem polar) e úmida (circulação do ciclone extratropical joga umidade para o o Sul do Brasil) poderá proporcionar condições favoráveis para a formação de neve e/ou de outros tipos de precipitação invernal. A neve é uma precipitação sólida, isto é, a neve cai de uma nuvem e  para formar nuvens é preciso ter bastante umidade.

Qual a chance de nevar nos próximos dias?

A chance de nevar , ou de ocorrer alguma precipitação de inverno, como chuva congelada,  é considerada apenas para madrugada e amanhecer do dia 18 de junho, domingo, e somente para as regiões mais elevadas da serra entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A possibilidade de nevar no dia 18 de julho é baixa. A análise da simulação dos modelos meteorológicos indicou até agora apenas este dia e período. Além disso, apenas o modelo GFS (EUA) mostrou esta possibilidade. No período entre  24 e 29 de julho, espera-se o avanço de uma segunda frente fria, também de forte intensidade, que vai ascender novamente a possibilidade de nevar no Sul do Brasil . FOTO: Pexels / FONTE: CLIMA TEMPO  

(Amanda Guedes/Sou Agro)