Dia do Suinocultor

DIA DO SUINOCULTOR: Dedicação para Alimentar o Mundo

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=z7PZC-mcwaI

#souagro | 24 de julho é comemorado o dia do Suinocultor. Atividade extremamente significativa para a economia do Paraná. Somos o segundo maior produtor de suínos do Brasil, atrás apenas de Santa Catarina. O Paraná responde por 21,1% de toda a produção nacional e a região Oeste, 65,5% de tudo que é produzido no Estado.

Visitamos três propriedades rurais no município de Toledo, que atualmente é o maior produtor de suínos do Paraná e onde tem sede a Cooperativa Primato, que possui uma ampla rede de cooperados integrados.

 

Gabriela Berdusco Martins é médica veterinária e nos acompanhou em uma UPD, unidade produtora de desmamado, que é o primeiro passo da cadeia produtiva dos suínos. “Essa fase é essencial porque é onde começa a cadeia produtiva do suíno. O leitão precisa ser e boa qualidade, o manejo de forma correta para que o segmento seja bom”, ressalta Gabriela.

 

 

Na cadeia produtiva da proteína, a segunda fase é o crechário onde os leitões ficam entre os 28 e 45 dias de vida. Os animais chegam com quase 7 quilos em média de peso e saem com 28 quilos. O Jeferson Casagrande tem dois barracões automatizados e modernos. Ele está na suinocultura desde 2011 e a 6 anos com a Primato. “Para nós é uma cooperativa excelente. O atendimento técnico é muito bom”, enfatiza Casagrande.

 

A próxima e ultima fase é a de engorda. E na terminação que trabalha a família Briccius. Na propriedade, a suinocultura está no DNA. Passado de pais para filho. O Delmar e a Zeneida estão a 28 anos na atividade e ensinaram ao Alexandre que pretende seguir neste caminho. Porque tudo começou? “Porque nós queríamos ter uma atividade a mais na propriedade além da agricultura”, diz Zeneida.

Nesta fase os leitões chegam pensado em média 22 á 24 quilos e vão para o abate 110 dias depois pesado cerca de 130 quilos. Na propriedade também tudo é automatizado. Em segundos, todos os animais são alimentados com a ração que também é fornecida pela cooperativa.

 

A Primato oferece nos supermercados, uma linha ampla de produtos derivados de suínos para honrar com o trabalho do suinocultor lá no campo. “Para ter um produto de qualidade aqui no supermercado é fundamental o cuidado que os nossos produtores tem lá no campo. A carne é de qualidade e a indústria consegue oferecer produtos de forma padrão”, ressalta Debora Bueno que é médica veterinária da Primato.

 

Marlon Tiago de Carvalho é coordenador de carne na Cooperativa e enfatiza a importância do Suinocultor: “Nós damos sequência a toda a valorização que o produtor já faz lá no campo ao produto”.

Clique e assista a reportagem completa com mais detalhes em homenagem ao dia do Suinocultor.

(Sirlei Benetti / Sou Agro)

Veja Também:

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas