Cooperativas arrecadam 17 mil itens

ย
A solidariedade รฉ uma das principais caracterรญsticas do Dia de Cooperar, aรงรฃo nacional que integra e mostra a pujanรงa do movimento cooperativista. Sete cooperativas de Cascavel participaram da ediรงรฃo de 2021, finalizada na tarde de sexta-feira, 2 de julho. Mais de 17 mil itens foram arrecadados, volume recorde no municรญpio e que mostra o tamanho do envolvimento e do comprometimento de diretores, funcionรกrios e cooperados com o prรณximo, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
O trabalho de arrecadaรงรฃo se estendeu por semanas e envolveu, alรฉm da Coopavel, a Credicoopavel, Cresol, Cotriguaรงu, Sicoob, Uniprime e Sicredi. Todo material foi entregue em cerimรดnia, na Cotriguaรงu, ร Unimed, responsรกvel por organizar e distribuir os donativos. โO cooperativismo รฉ a forma mais justa e correta de distribuiรงรฃo de renda. O Dia C, que tanto nos orgulha, รฉ um esforรงo conjunto para estender a mรฃo a quem tanto precisaโ, afirmou o presidente da cooperativa mรฉdica Luiz Sรฉrgio Fettback.
Doze mil dos 17 mil itens arrecadados sรฃo formados por alimentos nรฃo perecรญveis, materiais de higiene e limpeza. O restante sรฃo Equipamentos de Proteรงรฃo Individual que serรฃo repassados a equipes que atuam no combate ao coronavรญrus – aventais, mรกscaras descartรกveis, luvas e sacos de lixo. โEstamos muito felizes com o resultado. A cooperaรงรฃo e o cooperativismo estรฃo na essรชncia do Dia Cโ, destacou o gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky. โNรฃo hรก o impossรญvel quando o querer รฉ mais forteโ, destacou Solange Lima, da Cotriguaรงu, para ilustrar que a determinaรงรฃo e a resiliรชncia sรฃo capazes de faรงanhas incrรญveis.
ย
O maior exemplo
O Dia C รฉ o maior evento de solidariedade do cooperativismo brasileiro. No Paranรก, o projeto acontece com a lideranรงa do Sescoop, SomosCoop e Ocepar. โEssa campanha acentua a importรขncia de dois dos sete princรญpios do cooperativismo, a intercooperaรงรฃo (trabalho conjunto entre cooperativas) e o interesse pela comunidadeโ, apontou o diretor superintendente do Sicoob Credicapital Valdir Pacini. โO que estรก envolvido em um trabalho dessa magnitude รฉ mais do que foi arrecadado e repassado ร s entidades, estamos entregando tempo e amorโ, disse Rafael Junges, da Cresol.
O Dia C รฉ um evento com causa nobre, por isso รฉ tรฃo bem recebido onde acontece e consegue resultados tรฃo bons, acentuou Renato Mรผller, do Sicredi Vanguarda. โO cooperativismo รฉ uma das mais importantes forรงas que movem o Paรญs, responsรกvel por gerar fatia significativa de empregos e de retorno social e econรดmico incomensurรกvel ร s suas comunidadesโ, destacou o diretor da Uniprime, Carlos Puppi. O secretรกrio de Saรบde de Cascavel, Miroslau Bailak, tambรฉm participou da cerimรดnia e agradeceu a preocupaรงรฃo da campanha em arrecadar materiais que vรฃo ajudar a proteger pessoas que estรฃo se doando em favor do prรณximo na luta contra o coronavรญrus. Bailak classificou a doenรงa como responsรกvel por uma das mais graves crises sanitรกrias da histรณria da humanidade.
ย
Entidades beneficiadas
As entidades beneficiadas com os donativos arrecadados pelo Dia C em Cascavel sรฃo: Provopar, Caritรกs, Caremel, Ong Aidas e Associaรงรฃo Prรณ-Renal. โAtendemos 380 famรญlias de estrangeiros, acompanhamos suas dificuldades e expectativas ao comeรงar uma nova vida longe de sua pรกtria. Elas precisam de muitas coisas e podemos afirmar que toda ajuda e colaboraรงรฃo sรฃo muito bem-vindasโ, disse o assistente social Valdecir Santana. Essa รฉ uma atitude que mostra a importรขncia e o alcance das cooperativas e de sua obra, ressaltou Marcos Bertoli, da Ong Aidas.