Cobertura de solo: auxílio no controle de plantas daninhas
Souagro | O cuidado com o solo na estação fria, preparando a base para os próximos cultivos de verão, é uma boa forma de planejar a lavoura. Sendo assim, muitos agricultores apostam na cobertura de solo.
São chamadas de plantas de cobertura de inverno as semeadas desde o fim do verão (início de março) até o início do inverno (junho). As principais são: aveia preta, aveia branca, centeio, azevém, tremoço branco, tremoço azul, ervilha forrageira, ervilhaca comum, ervilhaca peluda, gorga e nabo forrageiro.
Uma das alternativas mais comuns de plantio nessa época é a aveia, em específico a aveia preta que, atua na reciclagem de nutrientes do solo e facilita o controle das ervas daninhas, ou seja, de matos ou plantas espontâneas que venham a competir com a cultura que você quer produzir.
- Ferroeste tem crescimento de 13% na movimentação de contêineres no 1º semestre
- Vinhos produzidos em altitude em Santa Catarina recebem registro de Indicação Geográfica
O nabo forrageiro também é muito utilizado como cobertura do solo e adubação verde, na rotação ou sucessão de culturas. Por ser tolerante à seca e à geada é uma ótima opção de cultura nesse período. Como mostram as fotos, as raízes descompactam o solo, permitindo um preparo maior da terra.
Na região oeste do Paraná, tem agricultor que optou pela rotação de culturas. É o caso do Joaquim, morador de São Miguel do Iguaçu. Em conversa com o #souagro, ele explicou que a área de 580 alqueires é preparada desta forma há 20 anos.
VEJA O RELATO DO PRODUTOR:
(AMANDA GUEDES/SOU AGRO)