Evento online debate oportunidades para o agronegócio do Paraná
Será realizado nesta quarta-feira (02), das 15h às 17h, um evento online para discutir as novas oportunidades para o agronegócio do Paraná com as certificações internacionais anunciadas pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) na última semana. A programação inclui participação de representantes de órgãos públicos, entidades do setor produtivo e parlamentares. O evento pode ser acompanhado no link https://bit.ly/3uF8IpE.
O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sistemas Ocepar, federações das Indústrias (Fiep), da Agricultura (Faep) e dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (Fetaep) e Associação Paranaense de Suinocultores.
A coordenação será do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Também participam os presidentes do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; do Sistema Faep, Ágide Meneguette; da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e da Fetaep, Marcos Brambilla, além de deputados estaduais, da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Comissão da Agricultura da Câmara Federal.
- As formigas “ladras do campo” atacam novamente
- Plantio de trigo avança e já atinge 71% da área
- Você comeria carne cultivada em laboratório?
A partir das 15h30, José Guilherme e Geraldo de Moraes, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, e o gerente de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias, falam sobre as certificações.
CONQUISTAS – Na última quinta-feira (27), a OIE concedeu duas certificações ao Paraná. Agora, o Estado é reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação e zona livre de peste suína clássica independente. Ao garantir qualidade sanitária, a certificação desbloqueia novos mercados tanto para exportação de carnes como para produtos indiretamente ligados à cadeia de produção, turbinando a economia paranaense.
Fonte: AEN – Foto: José Fernando Ogura