Oeste recorre a Traiano contra mudanças na Tarifa Rural Noturna

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro | Uma nova tentativa de conscientizar as autoridades estaduais ocorre na segunda-feira, quando prefeitos da região Oeste e representantes de setores da cadeia produtiva estiveram em Curitiba participando de uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Ademar Traiano.

O encontro teve a articulação do presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos. Estiveram presentes ainda os prefeitos Valter Aparecido Souza Correia (Assis Chateaubriand), Luiz Ernesto de Giacometti (Palotina), Rodrigo Schanoski (Maripá), além do deputado estadual Gugu Bueno e o vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Palotina, Edmilson Zabotti.

O ponto questionável é o que tira do produtor o direito de consumo do programa Luz Noturna Rural, alterando a leitura por CPF, em vez de ser por unidade geradora de energia (padrão). O governo passou a unificar o padrão. Para exemplificar, cada padrão, antes da mudança, tinha direito a consumir até 6 mil kilowats de energia. Ou seja, um produto com três padrões na propriedade tinha direito a usufruir de 18 mil kilowatts. Agora, com a mudança por CPF, ele terá direito a apenas 6 mil kilowatts, motivo de toda a indignação por parte das autoridades e dos agricultores.

 

 

A região Oeste está pleiteando a retorno do programa no formato anterior. Os participantes ressaltaram a acolhida por parte do presidente da Alep e destacaram também o apoio indispensável de Leonaldo Paranhos. De acordo com a comitiva da região Oeste, Paranhos demonstrou preocupação com a situação, principalmente neste momento tão delicado envolvendo o milho, principal insumo da cadeia produtiva de suínos, aves e peixes, elevando o custo de produção nas propriedades. Sem contar também os elevados índices de aumento da tarifa de energia elétrica, inviabilizando as atividades no campo.

 

Líderes pedem apoio contra mudanças na Tarifa Rural Noturna

Governo do Paraná anuncia a manutenção da Tarifa Rural Noturna

 

Na oportunidade, o presidente da Alep, deputado estadual Ademar Traiano, disse que dará total apoio à mudança na lei, dando celeridade ao trâmite na Assembleia, mantendo inclusive, contato com a Copel e as secretarias de governo para que este assunto seja deliberado com a máxima urgência.

(Vandré Dubiela/Sirlei Benetti)

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas