Apasem obtém do governo autorização para testes de sanidade de sementes

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

O Laboratório de Análise de Sementes da Apasem, em Ponta Grossa, recebeu do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento a autorização para realização de testes de Sanidade em Sementes.

A informação chegou a Associação no dia 10 de março, depois de o MAPA ter realizado auditoria, resultando na autorização para prestação de serviços em ‘Blotter Test’,  aplicado a todas as espécies do escopo do laboratório bem como para avaliação especifica para antracnose em feijão e soja.

“Somos um dos poucos laboratórios no Brasil a ter o RENASEM com autorização de análise de sanidade. Antes de buscar essa autorização investimos em equipamentos, estrutura física e treinamento das equipes técnicas do laboratório”, explica o presidente da APASEM, Paulo Pinto de Oliveira Filho.

O dirigente destaca ainda que o novo serviço vai atender a uma alta demanda percebida pela Apasem nos últimos anos, na busca por esse serviço. “Tanto o produtor paranaense quando de qualquer outro ponto do Brasil pode acessar o laboratório e enviar as suas amostras. Estamos prontos para atender aos pedidos”, destaca o presidente.

Hoje, o LAS Apasem Ponta Grossa possui 23 espécies de sementes em seu escopo de análise. Das mais tradicionais como soja, trigo e milho, até as mais especificas como o tabaco. A intenção com a ampliação do portfólio é agregar valor aos serviços prestados, com a indicação aos clientes de eventuais presenças de patógenos nas análises de qualidade.

 

Testes de sanidade em sementes

Os testes de sanidade em sementes têm como objetivo identificar a presença de microorganismos (fungos e bactérias) causadores de doenças. “Na análise é possível identificar as espécies de fungos e se há a presença ou não de bactéria”, explica a técnica em laboratório da Apasem, Juliana Veiga.

Juliana Veiga informa ainda que para solicitar o teste basta o interessado preencher um formulário com os dados da amostra que é disponibilizado via e-mail. Este documento dever ser encaminhado junto à amostra a ser analisada. O resultado dos testes fica prontos em 15 dias.

 

Fonte e foto: Apasem

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas