Menos chuva que o esperado e necessário para o Paraná
#souagro | Onde a chuva caiu nessa semana, ótimo, mas onde ela não chegou a situação fica ainda mais crítica. É o caso de boa parte das regiões Oeste do Paraná, Noroeste e Norte. O Sudoeste foi a região que teve chuva mais consistente e os produtores de soja puderam iniciar o plantio.
O problema é que, segundo o engenheiro agrônomo do Instituto Clima Terra, Ronaldo Coutinho, para os próximos dez dias a previsão do tempo não é nada animadora para as mesmas regiões onde até agora choveu pouco ou nada.
Clique e veja o vídeo com as explicações e a previsão para os próximos dias.
A instabilidade vem perdendo força sobre o Estado, porém a nebulosidade ainda se mantém persistente, principalmente entre o leste e regiões mais ao sul do Paraná, onde há condição para algumas chuvas isoladas. No interior do Estado, a pouca variação de nuvens contribuiu para que a elevação das temperaturas fosse significativa. No mapa ao lado é possível observar o contrate de temperaturas máximas observadas sobre o Paraná nesta tarde de sexta-feira.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
Sábado
Neste sábado, a nebulosidade ainda seguirá um pouco mais variável entre o sul, centro-sul, Campos Gerais e leste do Paraná. O aparecimento do sol, mesmo que entre nuvens, associado à disponibilidade de umidade na atmosfera, poderá favorecer a ocorrência de algumas pancadas de chuva e raios isolados no período da tarde sobre essas regiões e sobre o oeste e sudoeste do Paraná. Nas demais regiões segue a tendência para tempo estável e temperaturas bastante elevadas, especialmente na faixa norte do Estado.
(Sirlei Benetti com Simepar)