Mais de 40 aves silvestres eram mantidas em cativeiro no PR
#souagro| A Polícia Ambiental do Paraná flagrou um cativeiro clandestino com pássaros silvestres em Cambé que fica no Norte do estado, além das aves também foram encontradas várias armas na residência.
As equipes chegaram ao local depois de receber denúncias, dentro da casa foram encontrados 43 pássaros silvestres sem autorização, além de 5 rifles calibre 22, um revólver calibre 22 e 472 munições calibre 22, tudo estava irregular.
- Perseguição policial termina em apreensão de agrotóxicos no Paraná
- Agrotóxico ilegal é apreendido em porto clandestino
O homem denunciado recebeu voz de prisão no local e foi levado para delegacia de Cambé. Ele foi autuado em flagrante e a multa pelo crime ambiental foi de R$ 21.500,00. O flagrante divulgado nesta terça-feira (15) foi realizado ontem (14).
- Agronegócio bate recorde de exportações no primeiro mês de 2022
- Projeto pioneiro envolve ciência de dados à pecuária leiteira
O CRIME
De acordo com o IAT (Instituto Água e Terra), caçar, apanhar, manter em cativeiro e comercializar espécies nativas e silvestres sem autorização são crimes previstos na Lei Federal nº 5.197/67.
Há regras para a criação amadora de pássaros silvestres (Portaria IAP 174/2015 e Lei Estadual 19745/2018). A pessoa precisa ter cadastro junto ao IAT, e manter os animais nas seguintes condições: os animais devem ser mantidos em viveiros ou gaiolas com água limpa, poleiros adaptados para cada espécie, alimento e banheira removível para higienização, entre outras exigências. Cada pássaro deve ter anilhas identificadoras e as gaiolas devem ficar em local arejado e protegido de adversidades climáticas, como chuvas, vento e sol excessivo.
(Débora Damasceno/ Sou Agro – FOTOS: Polícia Ambiental)