inPEV e ADDAV doam uma tonelada de alimentos
#souagro | O Dia Nacional do Campo Limpo é novamente lembrado de maneira diferente em Cascavel (PR), seguindo a mesma metodologia aplicada na edição do ano anterior. Para comemorar a data, lembrada em 18 de agosto, o inPEV (Instituto Nacional de Embalagens Vazias), por meio da ADDAV (Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste do Paraná), repassou 90 cestas básicas, equivalente a uma tonelada de alimentos, para que a AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), faça a entrega para entidades carentes de Cascavel.
A solenidade de repasse ocorreu na tarde desta sexta-feira, na presença de representantes da ADDAV e da AREAC. Na oportunidade, foram homenageados os engenheiros agrônomos Agassiz Linhares Neto e a engenheira agrônoma Andrea Mörschbächer.
A gerente da ADDAV, engenheira agrônoma Patrícia Moretti Franco, disse que a região oeste recolhe anualmente 500 toneladas de embalagens utilizadas para armazenar agrotóxicos referente a três unidades de recolhimento. “Esse trabalho só é possível graças ao empenho e a conscientização dos produtores”.
- Suinocultura pede socorro
- Como controlar o ataque de tripes em hortaliça?
- USDA projeta queda na produção de milho e soja
Para o engenheiro agrônomo Agassiz Linhares Neto, a Lei de Logística Reversa, existe desde a década de 1990 e dos vários itens preconizados, apenas o recolhimento das embalagens de agrotóxicos vazias vingou.
O engenheiro agrônomo Marcos Marcon, conselheiro da AREAC, agradeceu o repasse em nome da diretoria e desse gesto que fará a diferença na vida de dezenas de famílias.
Sobre a Logística Reversa, Andrea Mörschbächer, comenta que além de ser uma questão ambiental, é um também de saúde pública. “Destinando corretamente as embalagens, evitamos que se tornem foco de pragas e mosquito da dengue”. O setor rural foi vanguarda em relação à Logística Reversa, implementando esse projeto há mais de duas décadas. Ela complementa que se sente muito honrada em representar as produtoras rurais de uma agricultura produtiva, limpa e moderna.
O presidente da ADDAV-PR, Gustavo Salton, também destacou o papel fundamental dos agricultores em todo o processo de Logística Reversa e reciclagem das embalagens.
Fonte: AREAC