Inflação leva consumidor a adquirir produtos low price
#souagro | A substituição de marcas mais caras por outras mais baratas comprova a mudança de hábito e comportamento do consumidor neste 2022. Essa tendência teve início em 2021 e ganhou força na medida em que os meses avançavam. Essa economia do brasileiro tem motivo: a alta da inflação nos alimentos.
A Associação Brasileira de Supermercados aponta crescimento na procura de produtos low price, ou seja, de baixo custo. O óleo de cozinha, por exemplo, é um dos que registrou aumento nos preços de 66% nos últimos 12 meses, levando o consumidor a adquirir marcas secundárias. O café seguiu a mesma tendência.
- Veja qual a posição do Paraná em produção de leite no Brasil
- Suinocultores buscam alternativas para enfrentar crise no setor
Low price
Os especialistas citam o principal motivo para a mudança nos hábitos alimentares: a inflação. Após fechar 2021 com a maior alta anual em seis anos, o IPCA subiu 0,54% em janeiro.
É o que aponta os dados divulgados, na última semana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, o índice registra o valor mais expressivo para o mês desde 2016.
“A gente percebe que os brasileiros estão buscando o melhor custo-benefício na hora de fazer compras. Essa mudança de hábitos acontece em momentos de dificuldade financeira, como é o caso atual. Em função da grande inflação, a população começa a olhar com maior carinho para as marcas mais em conta nos mercados”, explicou o coordenador do MBA em Gestão Financeira da FGV, Ricardo Teixeira.
(Sou Agro com CNN Brasil)