frente fria

Frio de congelar a chuva e previsão de geada

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://youtu.be/5vL4-znv02s

 

#souagro | A massa de ar gélida chegou com força na região oeste paranaense. Para muitos, o frio rigoroso levou muitos produtores a buscar o calor do fogão a lenha. Nesta segunda-feira (28), o Portal Sou Agro registrou a chuva congelada em vários pontos da cidade de Cascavel. As maiores preocupações no momento envolvem as atividades de hortifrutigranjeiros e as plantações de café em todo o Estado. O milho safrinha ainda está susceptível ao frio. Se a geada se confirmar, boa parte da produção ainda em fase de enchimento de grãos será comprometida, comenta o engenheiro agrônomo Airton Cittolin.

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) alertam que há previsão de geadas na madrugada de terça (29), quarta (30) e quinta-feira (01/07) em toda a região cafeeira paranaense.

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Oferecido de maio a setembro, o Alerta Geada tem o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de cafezais. O serviço é destinado prioritariamente à proteção de lavouras com até dois anos de implantação. Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo.

Além do informe diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, é emitido, e amplamente divulgado, um pré-alerta com 48 horas de antecedência. Caso as condições para formação de geadas persistam, um novo aviso, de ratificação, é expedido em até 24 horas antes da previsão de ocorrência do evento.

O boletim diário e os alertas de geada podem acompanhados no aplicativo IAPAR Clima, disponível gratuitamente na App Store, no Google Play e no site do IDR Paraná e do Simepar. Também é possível receber os avisos pelo WhatsApp. Basta salvar nos contatos o número (43) 3376-2248 e enviar a mensagem “quero receber o Alerta Geada”.

 

Foto: Vandré Dubiela/Sou Agro

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas