Fogo consome lavouras, barracões e maquinários

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | A combinação de vegetação seca e altas temperaturas tem elevado o número de ocorrências de incêndios ambientais em todo o Paraná. Na manhã desta quinta-feira (19), no distrito de Água Boa, pertencente ao município de Paiçandu, no Noroeste do Estado, o fogo consumiu uma vasta área agricultável, alcançando a sede de algumas propriedades rurais e destruindo barracões e maquinários. Não há registro de feriados por enquanto, apenas danos materiais.

Em um ato de desespero, o secretário de Agricultura de Paiçandu, Mauro José Rodrigueiro, pediu socorro aos municípios vizinhos para que encaminhassem caminhões-pipa no sentido de debelar as chamas, que se alastram por conta dos fortes ventos registrados naquela região. O Comando do Corpo de Bombeiros de Maringá é quem faz a frente do combate às chamas e também pediu reforços dos municípios daquela região. “Muitos barracões e maquinários já queimaram. Estamos preocupado com o que possa ainda a acontecer se o fogo não for controlado”, disse o secretário da Agricultura de Paiçandu, município do Noroeste do Paraná com pouco mais de 40 mil habitantes. Sensibilizado com o drama enfrentando pelo município vizinho, Floresta, localizado nas proximidades de Doutor Camargo, deslocou alguns veículos para ajudar no combate ao fogo no distrito de Água Boa. O reforço também veio dos municípios de Ivatuba e Mandaguaçu. Três caminhões do Corpo de Bombeiros de Maringá ajudam no trabalho de controle das chamas.

 

 

INCÊNDIO NO PARQUE DE ILHA GRANDE EM GUAÍRA

Fogo consome o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra – Foto Semaim

Depois de Altônia, na semana passada, agora é a vez de Guaíra registrar um incêndio de grandes proporções no Parque Nacional de Ilha Grande. O fogo começou na noite de terça-feira e o combate ao fogo ainda continua. O incêndio teve início na ponta da área, com propagação contra o vento e em direção ao norte da unidade. O Parque de Ilha Grande fica na divisa do Paraná e Mato Grosso do Sul. As suspeitas são de que a causa teria sido provocado por ação humana e não  acidental, conforme o ICMBio. O parque concentra os biomas de Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal, compreendendo nove municípios, cinco no Paraná e quatro no Mato Grosso do Sul.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas