Flamingos atacados por onças podem ter morrido por medo
#souagro | O turismo da região e porque não dizer do Paraná acordou triste nesta terça-feira (9). Por volta da meia-noite, duas onças pintadas (fêmea e filhote), invadiram o recanto dos flamingos do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, causando a morte de 172 exemplares das espécies chilena e africana, em Foz do Iguaçu. A maioria das aves não morreu propriamente por conta dos ataques, mas em consequência de um fenômeno chamado de miopatia de captura, deflagrado pelo elevado nível de estresse, provocando parada cardíaca.
Veja o vídeo das onças entrando no recinto dos flamingos:
- Cidades do Paraná tem média de preço dos combustíveis maior que nacional
- Calor extremo pode afetar 1 bilhão de pessoas se temperatura subir 2°C
Há apenas quatro sobreviventes. As informações ainda são muito vagas em virtude da ocorrência ter sido recente. O Portal Sou Agro manteve contato telefônico com a assessoria do Parque das Aves no início da tarde desta terça-feira, em busca de mais informações, mas o caso ainda está sob investigação. A assessoria informa que durante a noite, há um equipamento de luz que fica piscando intermitentemente, como forma de espantar prováveis predadores, uma vez que o recinto fica ao lado do Parque Nacional do Iguaçu. Entretanto, esses recursos não afugentou os felinos.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
A coordenadora-executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, comenta que os felinos são uma jovem fêmea, conhecida como Indira, que nasceu em 2018 e seu filhote, Aritana, registrado neste ano pelo projeto. “Estamos trabalhando em conjunto com o Parque das Alves para reforçar as medidas de segurança e realizar um monitoramento a longo prazo”.
Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram
A diretor de Engajamento e Sustentabilidade do Parque das Aves, Luciane Leite, acredita que o ataque ocorreu enquanto a fêmea ensinava o filhote a caçar. “A equipe veterinária já iniciou as autópsias para saber quanto animais morreram por conta do ataque direto e quantos por estresse”, comentou ela. “É um dia de extrema tristeza para a nossa equipe”. O Parque das Aves decretou luto de três dias e será reaberto na próxima sexta-feira. A colônia de flamingos iniciou em 1995 com 16 exemplares e ao longo dos anos, se reproduziram. “É uma cicatriz na história do Parque das Aves. Estamos todos tristes, mas também confiantes de que nos reergueremos”.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)