Estiagem: situação volta ficar crítica no Sul do Brasil

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

#souagro | A estiagem parece que vai fazer parte da vida do produtor rural no Sul do Brasil também neste primeiro semestre. Choveu de forma pontual entre oeste/sudoeste e sul do Paraná neste domingo. Em Cascavel, teve lugar que chegou a registrar 30 milímetros.  São chuvas bem localizada e com alguma atividade elétrica, raios, ocasionalmente. Em relação às temperaturas, ficou mais quente na faixa oeste, com valores próximos dos 35 ºC, conforme mapa de temperaturas da última pelas estações do Simepar, abaixo.

2ª safra

A preocupação aumenta a cada dia que passa sem chuva. Produtores que ainda não plantaram o milho segunda safra, tem poucos dias para fazer dentro da janela permitida. O problema é que a humidade não está ideal para semear. Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo e consultor do portal Sou Agro, explica no vídeo como fica a previsão do tempo para os próximos dias e dá algumas orientações.

 

Quem conseguiu plantar não escapa da preocupação porque o milho nascido também já pede água. Os próximos 15 dias serão decisivos para boa parte das lavouras do Sul do Brasil.

Milho plantado na segunda quinzena de janeiro em Palotina – PR 

Segunda-feira

Um sistema de baixa pressão se desenvolve mais ao sul, sobre o mar, na altura do Uruguai e Rio Grande do Sul. Com isto, na região Sul do Brasil, tempo abafado e algumas instabilidades a partir do estado gaúcho. No Paraná, o calor aumenta e haverá condição de chuva isolada, com destaque as porções mais ao sul do estado.

Terça-feira

Nesta terça-feira, uma frente fria avança para o sudeste do país. No Paraná, instabilidade associada a esta frente fria, principalmente no início do dia, com algumas chuvas irregulares entre a madrugada/manhã, diminuindo as chances de chuva até o final do dia no estado. No leste, no entanto, bastante variação da nebulosidade e condição de chuvas mais pontuais.

(Sirlei Benetti | Portal Sou Agro)

(Fotos: Murilo Benetti)

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas