Estiagem já reflete em lavouras da região Sul
#souagro | Dezembro começou com as temperaturas elevadas e nada de chuva. Lavouras do Paraná e Rio Grande do Sul já sentem os efeitos da estiagem. O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra, estima que hoje à noite, quinta e sexta-feira, a previsão é de tempo bom. A área mais acizentadas no mapa a prospecção é de nebulosidade com chance mínima de chuva. Mais perto da região do litoral paranaense, a possibilidade de chuva mais constante é maior.
- Projeto usa drones para gerar dados em estudo sobre solo
- Boletim do Deral mostra as safras de feijão, milho e soja
Na região de Curitiba, mais nuvens do que chuva. Para o oeste e sudoeste do Paraná, predomina o tempo seco, inclusive Cascavel. “Hoje tivemos temperaturas entre 14 e 30 graus. Amanhã a mínima deve ficar entre 16 e 18 graus e máxima de 32 e 34 graus”.
Na sexta-feira, entre 18 e 20 graus e máximas de 32 a 35 graus na região. Sábado e domingo também faz calor. No domingo, alguma chance de chuva e trovoada no fim da manhã e no decorrer da tarde e da noite. “Infelizmente, a tendência para os próximos 15 dias é de pouquíssima chuva, podendo trazer problemas para a agricultura”, comenta o engenheiro agrônomo.
A estiagem já reflete negativamente no desenvolvimento da soja e do milho em áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná. De hoje até terça-feira, temperaturas acima do normal na parte oeste da região Sul e mais frio na parte leste. Deve ficar um pouco mais frio entre quarta e sexta da semana que vem.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)