apagão

Energia elétrica: apagões motivam audiência pública

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
apagão

 

#souagro | Apagão rural: os frequentes registros de queda de energia elétrica na região sudoeste do Paraná, principalmente nas comunidades do interior, têm tirado o sono do setor produtivo. Para tanto, deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná convocaram o diretor-presidente da Copel (Companhia Paranaense de Energia), Daniel Pimentel Slaviero, a partir de uma audiência pública na sede da Acamsop (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná), em Francisco Beltrão.

Trata-se de um antigo problema registrado naquela região e também em outros do Estado, conhecido como apagão. A instabilidade em alguns dias, principalmente os mais chuvosos, obriga as pessoas e os produtores rurais a paralisarem suas atividades. A reclamação é baseada ainda na morosidade em reestabelecer a energia, diante da instabilidade no fornecimento. Recentemente, muitos avicultores contabilizaram prejuízos com a mortandade de aves nos aviários, por conta da falta de energia elétrica, interrompendo a ventilação e gerando a morte dos animais por calor e estresse.

A Acamsop, representante dos poderes legislativos dos municípios do Sudoeste, fez um levantamento envolvendo os registros de interrupções e quedas de energia elétrica. Para o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, considerando que a região Sudoeste paranaense é produtiva e economicamente baseada no agronegócio, a situação atinge, principalmente, produtores de leite e aves da região, prejudicando diretamente produtores rurais que dependem da eletricidade para ordenhar os animais, resfriar o leite ou tocar um aviário, por exemplo.

“Requer-se a sensibilidade social e a eficiência costumeira por parte da nossa companhia de energia, para que os consumidores do Sudoeste, através da nossa representatividade oficial e intervenção, possam ser atendidos e ter a resolução desta demanda, com a prioridade que a causa requer”, destacou.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com ALEP)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas