Você viu isso? Do Paraná para o mundo, conheça a Raça Purunã

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=Vi7eMd_POh8

 

#souagro | Uma das reportagens mais acessadas nos últimos dias pelos nossos agronautas, o Sou Agro reproduz o conteúdo em texto e vídeo feitos pela jornalista Sirlei Benetti. Ela explica com detalhes os fatores que tem contribuindo para a expansão do mercado dessa espécie no Brasil.

 

Animal forte, robusto e que tem se adaptado em boa parte do Brasil e países do Mercosul. Estou falando da raça Purunã que foi desenvolvida por pesquisadores do antigo IAPAR, hoje IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

Os estudos começaram no início da década de 80 com a proposta de entregar aos pecuaristas uma raça pronta, capaz de reunir grande parte das qualidades de mestiços obtidos pelo cruzamento entre animais Caracu, Canchim, Aberdeen Angus e Charolês.

O resultado obtido, após mais de 30 anos de estudos, foi a raça Purunã, cujo nome é uma homenagem à Serra do Purunã, que delimita os Campos Gerais do Paraná e fica próxima à Fazenda-Modelo, em Ponta Grossa, onde os cruzamentos e pesquisas foram desenvolvidos.

Os animais da Raça Purunã são dóceis e precoces

 

O pecuarista Ernesto Dall’agnol é membro da Associação Brasileira dos Criadores de Purunã e explica que a raça tem diversas características e vantagens. “Para o pecuarista traz mais rendimento, ganho de peso, rusticidade, habilidade materna, peso leve ao nascer e rendimento de carcaça”, enfatiza Ernesto.

Para os frigoríficos a vantagem é que os animais são pesados e precoces e bem acabados. Já para o consumidor fica a parte mais saborosa: Carne macia com excelente acabamento e marmoreio.

A Raça Purunã se adapta ao calor e terrenos com declive

 

A Mistura que deu Certo

Por ter em sua composição racial 25% de Caracu e 10% de Zebu, o Purunã é um animal rústico, tolerante ao calor e resistente ao carrapato e a outros parasitas. Com 40% de Charolês no genótipo, animais Purunã têm alta velocidade de ganho de peso e produzem carcaças que fornecem alto rendimento, com elevada porcentagem de carnes nobres e pequena capa de gordura. Outras características do Purunã, asseguradas pela contribuição do Angus em sua formação, são a precocidade, o tamanho adulto moderado, o temperamento dócil, o marmoreio e a maciez da carne. Além dessas características, as vacas Purunã apresentam boa produção de leite e excelente habilidade materna, atributos herdados do Caracu e do Angus.

 

Quer saber mais? Clique no vídeo abaixo e veja as belas imagens e mais vantagens desse animal que está conquistando pecuaristas brasileiros.

Fale com os pecuaristas enviando mensagem para (45) 999731553 ou (45) 41010616

Clique aqui e saiba mais

Fotos: Sou Agro

Veja também:

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas