Desesperado, produtor colhe soja para silagem

Compartilhar

 

#souagro | Quando o desespero bate à porta, toda a alternativa é bem-vinda. Diante da frustração da área de milho preparada para fins de transformação em silagem, o produtor Emerson Grandis, da comunidade de Campininha, pertencente a Corbélia, recorreu à soja também atingida severamente pela seca e transformou o que sobrou em silagem para atender as 30 cabeças de bezerro que cria em sua propriedade.

 

VEJA AS IMAGENS DA COLHEITA DA SOJA QUE VIROU SILAGEM:

Com a ajuda do sobrinho, ele colheu uma área de meio alqueire de soja plantada na propriedade do sogro, no Reassentamento São Francisco, em Cascavel. “Como a soja iria render pouco, decidimos colher e garantir pelo menos um pouco de proteína para a alimentação dos animais”, comenta o produtor.

“O outro pedaço de milho que plantei não vingou, em virtude da seca”, conta. “A alternativa foi recorrer à soja”. Sempre sobre um pouco de grão na colheita, conforme o produtor. Os grãos verdes foram para a máquina de ensacar e foram destinados à alimentação dos animais três dias depois de serem curtidos. “No ano passado, adquiri três cargas de vagem de soja verde. Não faz mal para o animal. É só esperar o tempo adequado para curtir”, garante Grandis.

Silagem de soja é alternativa encontrada por produtor para saciar a fome dos animais
Silagem de soja é alternativa encontrada por produtor para saciar a fome dos animais

O produtor diz nunca ter vivido uma seca tão extrema no Paraná. “Só vi uma dessas há 17 anos, no Rio Grande do Sul, nas proximidades de Uruguaiana”. O produtor comenta que mora na beira do rio Sapucaia, que já teve 15 metros de diâmetro de água e hoje, a água não passa de um palmo.

 

 

A silagem de soja colhida resultou em 400 sacos entre 30 a 35 quilos cada um, suficiente para saciar a fome dos bezerros por um bom tempo. “A mistura com outros componentes é necessária, uma vez que a soja solta muito óleo. A mistura é feita com palha de aveia”.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Notícias relacionadas:

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.