Da cidade para o campo: a busca por qualidade de vida
SOUAGRO | “Se eu sair vivo daqui, não quero mais morar na cidade, pode colocar a casa hoje mesmo a venda que se eu sair daqui nós vamos morar no interior’’ foi depois de ouvir essa fala do próprio pai, que Crislaine Ortigara viu a vida mudar completamente.
A mudança da família da cidade para um sítio em Bituruna, no Paraná, foi há dois anos, depois que o pai da Cris, o senhor Carlito ficou doente e passou por uma cirurgia no coração.
A equipe do #souagro conversou com a Cris que cuida com muito zelo da propriedade de 12 alqueires. O local é relativamente pequeno, mas aos poucos está sendo desenvolvido, e é considerado ‘’um paraíso de Deus’’, como diz a proprietária.
Mais de 80% dos brasileiros moram na zona urbana. Entretanto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o êxodo rural (migração dos habitantes do campo para cidade) vem diminuindo nas últimas décadas. Entre 2000 e 2010, cerca de 2 milhões de pessoas deixaram a zona rural, metade da quantidade da década anterior.
- SECA PARA SOJA: Neste ano, registro de chuva deve ser tão ruim quanto em 2020
- Refrigerante de leite, um brinde à saúde
- Nova praga de pastagem é registrada em território nacional
Para quem sonha com essa mudança, é importante conhecer um pouco mais desta realidade, pois o trabalho no campo é árduo.
VEJA A HISTÓRIA DA PRODUTORA RURAL:
- Tem uma história legal para compartilhar com nós? Envie para nosso e-mail: portalsouagro@gmail.com | Siga o perfil no Instagram: @portalsouagro
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)