Cotação da soja seguirá firme e segura, diz analista de mercado  

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=d48qLZUUg2c

 

#souagro | O Brasil ocupa posição privilegiada no mercado mundial da soja, pelo menos até setembro. É o único país que terá a leguminosa até este período em quantidade considerável. Diante disso, a crença é que os preços se mantenham firmes e seguros até um curto espaço de tempo. A informação é do analista de mercado e vice-presidente do Sindicato Rural, Modesto Daga. Hoje, a saca da soja no Paraná está cotada a R$ 153,38, segundo dados da CEPEA/ESALQ.

Daga aproveita a oportunidade para avaliar o relatório divulgado pelo USDA no dia 30 de junho e apresentar os fundamentos que causaram a perda de 108 pontos na Bolsa de Valores de Chicago, no dia 17 de junho. “O motivo foi uma notícia especulativa que percorreu o mundo, enfatizando que o governo americano faria alterações na lei para reduzir a presença dos biocombustíveis nos combustíveis fósseis”, comenta. “Até hoje o governo americano não confirmou essa fonte de informação”.

Outro ponto abordado é sobre a ampliação da área de plantio da soja americana e com isso a elevação da produção e dos estoques de passagem, provocando a queda dos preços. O relatório do USDA aponta uma redução da área de plantio e a produção dos Estados Unidos será suficiente apenas para abastecer o mercado interno e suprir as exportações.

O terceiro fator era com relação à valorização do real frente ao dólar e isso efetivamente aconteceu. “Tivemos essa valorização acima de 12% e isso pressionou a cotação da saca da soja para baixo no mercado interno. Entretanto, com o relatório recém-divulgado e com a perspectiva de uma menor produção e com a seca registrada naquele país, a queda de preços no mercado interno será muito pequena, além de termos a consciência que temos uma safra interna para ser plantada e colhida antes de se concretizar essa previsão”.

Clique e assista a entrevista completa do analista de mercado Modesto Daga

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Foto: Christian Rizzi

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas