iluminar

Conheça a técnica de Iluminar a lavoura para aumentar a produção

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
iluminar

#souagro| Você já pensou que é possível iluminar a plantação para melhorar a produtividade das lavouras? Se a sua resposta for não, saiba que o grupo Fienile já pensou nisso para melhorar a vida do produtor rural. Inclusive nós já falamos dessa novidade aqui no portal Sou Agro, mas agora vamos mostrar que a suplementação luminosa também chegou ao Show Rural.

ASSISTA O VÍDEO E CONHEÇA A TECNOLOGIA:

 

Iluminar as plantações para obter melhores resultados é uma ótima alternativa para ajudar o produtor rural. É uma tecnologia para todos os produtores que tenham ou não pivô, porque ela pode ser instalada de uma maneira estática e a luz é o coroamento de um trabalho. Afinal antes de começar a suplementação existe todo um preparo do solo para que os bons resultados se concretizem.

Primeiro é feita uma consultoria para garantir que as condições de solo as correções necessárias estejam compatíveis. Depois se inicia o protocolo de aplicação da iluminação, pois a luz vem para melhorar a produtividade, mas para isso é preciso uma condição de solo em que a planta não tenha nenhuma limitação de desenvolvimento.

 

Gustavo Alexandre Grossi é o CEO do grupo Fienile que é de Minas Gerais. Ele conta que essa tecnologia vem para somar a qualidade de produção do agricultor: “A ideia desse projeto é tentar facilitar as dificuldades do agricultor. Eu como agricultor vejo essas dificuldades então quando eu vejo um produtor passando por isso, eu lembro das dificuldades que eu passei. A ideia é desenvolver essa tecnologia e expandir ela pro Brasil independente se é pequeno, médio ou grande agricultor.

A suplementação luminosa estimula e prepara a planta para uma fotossíntese mais eficiente durante o dia. As luzes utilizadas têm comprimentos de onda específicos que ativam o metabolismo da planta. Isso trouxe resultados surpreendentes e promissores: “Nós estamos em 15 propriedades, mil e quinhentos hectares e dessas 15 propriedades, a gente percebeu que todos os agricultores tiveram grandes resultados positivos, não só na produção mas como na redução de uso de fertilizantes químicos agrícolas através de agrotóxico, redução da utilização da lâmina d’água, está se gastando menos água porque a gente trabalha não só com luz. A gente trabalha com um conjunto de tecnologia e a maior parte dela é investida em solo. Quando você começa a reestruturar o solo, começa a dar condição do solo, tem uma respiração melhor. Então ela desenvolve mais”, explica Gustavo.

 

A Embrapa Cerrado é parceira no desenvolvimento das pesquisas de suplementação luminosa, o presidente Sebastião Pedro e afirma que a tecnologia é muito importante para o produtor rural: “Essa tecnologia ela é uma novidade na produção agrícola outdoor, mas indoor dentro de estufas já é utilizada na Europa. Então no Brasil é uma novidade muito grande porque pela primeira vez no mundo tá sendo utilizada em larga escala. Por exemplo o conceito aqui é usar pivôs de luz né, para grandes culturas como a soja, o milho, feijão, cana de açúcar e nós da Embrapa estamos apoiando esse projeto, temos o contrato de parceria tecnológica, acreditamos muito na tecnologia porque é uma tecnologia que aumenta a produtividade com menos uso dos recursos naturais com isso nós vamos potencializar a produção e diminuir custos”, detalha Sebastião.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas