Colheita da safra de soja avança pelo Brasil
#souagro | A colheita da safra de soja no Brasil avança a cada semana, favorecida pelas condições climáticas na região central do País. O mais recente levantamento mostra que a evolução é de 17%. No ano passado, neste mesmo período, a situação era oposta, com a predominância da umidade elevada. A colheita avança e está bem acima da média histórica para o período, de 10,3%.
O desempenho da colheita da safra é atribuído principalmente ao avanço do Mato Grosso, chegando a 46% do total. Nesta mesma época, no ano passado, eram 29%. Já no Paraná, onde a seca impactou fortemente, 17% da área colhida, com aumento de quatro pontos percentuais na semana.
- Começam as atividades na 1° escola de Agroinovação
- Nitrato de amônio: saiba o reflexo da decisão russa no Brasil
Com base nas projeções da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), referente ao mês de dezembro, a expectativa é de colher 140,4 milhões de toneladas de soja, 2,3% superior à safra 2020/21, quando foram colhidas 137,3 milhões de toneladas. Esses números tendem a reduzir, por conta dos impactos da seca. O próximo levantamento será divulgado pela Conab no dia 10 de fevereiro.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Conab)