Cinco dias sem energia: Produtor contabiliza R$ 50 mil de custos com gerador

Amanda Guedes
Amanda Guedes

SOUAGRO | O temporal que atingiu a Região Oeste do Paraná no último dia 14, continua refletindo em diversas propriedades rurais. Em Cafelândia, por exemplo, a falta de energia já dura cinco dias.  É o que aponta o produtor rural e presidente da ACICAF – Associação Comercial e Empresarial de Cafelândia, Rivelino Skura. ‘’Tivemos várias linhas obstruídas de transmissão de energia, em razão disso estamos com propriedades rurais sem luz desde quinta-feira, já são 120 horas sem energia.’’

O Produtor tem três propriedades, sendo em Cafelândia e Nova Aurora e todas estão sem eletricidade da Companhia de Abastecimento. O jeito foi recorrer para os geradores de energia, no entanto, essa situação tem provocado custos elevados de produção. A estimativa até o momento é de R$50 mil para manter o gerador ligado, fora os danos estruturais que ainda não foram contabilizados. ‘’A gente está mantendo as propriedades da avicultura e piscicultura com geradores de energia e o consumo é bastante alto, não apenas o consumo de energia, mas também a manutenção. A cada um número ‘’X’’ de horas tem que fazer uma troca de óleo, substituição de filtros e elementos. Esse funcionamento incessante durante 24 horas aumenta e muito o nosso custo de produção’’.

Na região Oeste, 3,6 mil unidades consumidoras continuam sem energia

Equipes da Copel seguem em campo nesta segunda-feira (18), na recomposição dos estragos causados pelos temporais nas regiões Oeste e Noroeste do Estado, o segundo pior evento climático já enfrentado pela empresa. Com mais de 500 postes já trocados e 17 mil ocorrências já atendidas, nesta etapa começam a ser religados os circuitos de baixa tensão com maior concentração de domicílios.

Na região Oeste, 3,6 mil unidades consumidoras estão sem energia neste momento. A contabilidade dos postes quebrados chega a 360. Já na região Noroeste, são 6,6 mil domicílios para religação. O balanço de postes quebrados aponta 520 estruturas danificadas.

CLIQUE AQUI E SIGA O PORTAL SOU AGRO NO INSTAGRAM

De acordo com o serviço de meteorologia do Simepar, a região Oeste segue com tempo encoberto ao longo desta segunda; já no Noroeste uma área de instabilidade provoca novas chuvas.

VEJA O RELATO DO PRODUTOR RURAL

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

 

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)

 

(Amanda Guedes/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas