Cereais de inverno podem substituir milho na alimentação animal

Amanda Guedes
Amanda Guedes
https://www.youtube.com/watch?v=c6gD8LsTzOk

SOUAGRO | Atualmente o Paraná é responsável por 24,1% da produção nacional de grãos, ocupando apenas 2,3% do território do país. O estado lidera o ranking nacional de produção de trigo, feijão e ocupa a segunda posição na produção de soja e milho. Embora as estatísticas sejam positivas, os números ainda podem melhorar, pois o Paraná possui cerca de 2,7 milhões de hectares que permanecem em pousio ou com plantas de cobertura durante o inverno, como explica Elir Oliveira, Doutor e pesquisador do IDR-PR. ‘’então essas áreas de pousio podem ser utilizadas para cultivar cereais de inverno. A vantagem para o produtor; melhoria no solo, controle de plantas daninhas, além de ter uma receita com essas culturas de inverno.’’ Destaca.

Para a obtenção de um sistema mais produtivo e ambientalmente mais sustentável é fundamental estar atento à escolha das espécies para a rotação de culturas. ‘’Para o produtor é importante não ficar só na soja-milho safrinha-soja-milho safrinha. Nós temos um problema de cigarrinha, de doenças do solo, plantas daninhas (…) O que nós precisamos é aumentar a diversificação agrícola e com isso também deixar a indústria de proteína animal menos vulnerável.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Portal Sou Agro

CULTURA DE INVERNO PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

A silagem de aveia é uma boa alternativa barata, sustentável, com alto teor de proteína e adequado para o sistema de integração lavoura-pecuária. A cultura de inverno é uma ótima opção para os pecuaristas do sul. ‘’A aveia granífera substitui até 100% a silagem do milho. Na integração lavoura-pecuária, ela pode também ser utilizada na suplementação do pasto. E na composição de ração, ela pode entrar até 75%; o triticale para suíno até 100%; para aves até 75%. Esses alimentos são mais ricos em proteína do que o milho.’’

ASSISTA A REPORTAGEM PARA SABER QUAIS SÃO OS BENEFICIOS DE INVESTIR NOS CEREAIS DE INVERNO

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)

(Amanda Guedes/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas