O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, que estará em Cascavel nesta quarta-feira

Autoridades confirmadas para o Show Rural de Inverno

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, que estará em Cascavel nesta quarta-feira

Autoridades estarão em Cascavel nesta quarta-feira, 1º de setembro, para, às 11h, prestigiar a abertura oficial do 2º Show Rural Coopavel de Inverno – em área no Km-577 da BR-277. O ato contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, do presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, do prefeito Leonaldo Paranhos, e de presidentes de entidades do setor produtivo, além de produtores rurais, técnicos e convidados.

A solenidade que reunirá autoridades também marcará o lançamento de dois programas de estímulo ao trigo, cultura sensação do evento que será realizado até sexta-feira, dia 3. São eles: Programa Cereais de Inverno e Segunda Safra, parceria do Governo do Paraná, Faep, Ocepar, Sindiavipar e IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), e Coopavel Mais Trigo, um plano próprio de incentivos da cooperativa e que será desenvolvido em municípios do Oeste e Sudoeste do Estado.

 

Estações experimentais

As visitas técnicas serão realizadas a partir das 8h. Grupos de agricultores vão percorrer 15 estações distribuídas pela área. O percurso deverá ser vencido em duas horas e meia. Os visitantes terão acesso ao melhor de 38 cultivares de inverno, 20 delas de trigo. “Algumas têm potencial de produtividade de mais de seis mil quilos por hectare, bem superior aos 3,4 mil quilos de média produzidos na Argentina”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

O Paraná dedica área de 1,2 milhão de hectares à cultura do trigo. Por sua vez, os cooperados da região de abrangência da Coopavel (23 municípios do Oeste e Sudoeste do Estado) destinam 130 mil hectares à produção do grão, ou seja: o trigo plantado no território de atuação da Coopavel corresponde a 11% de toda a área que o Paraná dedica a essa cultura.

Medidas sanitárias vão ser observadas durante todo o roteiro, desde a chegada das caravanas ao parque. Será feita aferição da temperatura corporal, disponibilização de álcool em gel em todas as estações e os visitantes deverão usar máscara em todo o percurso. “Com a criação das estações e divisão dos agricultores em grupos, evitamos aglomerações”, diz o coordenador geral Rogério Rizzardi.

Cooperados da Coopavel que queiram conhecer as novidades podem confirmar presença ao evento informando a filial mais próxima de sua propriedade. Não associados devem agendar a visita ligando para o telefone (45) 3225-6885. Devido às obras de duplicação na BR-277, o acesso será pela lateral do parque do Show Rural – estrada rural que leva à Colônia São Francisco. São poucos metros até o estacionamento. Haverá placas indicativas por todo o caminho.

 

Fonte: Coopavel

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas