Carne Premium foi o destaque da 3ª noite do Show Pecuário
#souagro | Chegamos ao terceiro dia do Show Pecuário Online. Com início marcado para as 19h30 desta quinta-feira, a atração será o engenheiro agrônomo Roberto Barcellos, uma celebridade no mundo da carne bovina. Em sua palestra, ele irá passar uma visão macro de pecuária, mercado e estratégia de negócios para carne de qualidade. O evento será novamente on-line e totalmente gratuito, dos dias 3 a 6 de agosto, das 19h30 às 21h.
Barcellos tem mais de 25 anos de experiência e dedicação no mundo da carne de qualidade, participando do desenvolvimento de marcas de qualidade e consultorias, desde a cadeia produtiva da pecuária até o varejo de carne. É sócio proprietário da marca de carnes BBQ Secrets em parceria com a Frigol, que no ano de 2018 foi eleita a melhor Marca de Carne no prêmio Melhores Empresas de Pecuária da Revista Dinheiro Rural.
“Vamos falar sobre essa nova demanda que vem surgindo e se fortalecendo cada vez mais em relação a carne premium e também a dependência que o mundo terá em relação ao Brasil quando o assunto é carne vermelha”.
- Veja como foi o primeiro dia do Show Pecuário Online
- Bem-estar animal é destaque do 2º dia do Show Pecuário
Segundo ele, para um produtor chegar no patamar de produção de carne premium, o principal fator seria o investimento em tecnologia, ou seja, investimento em genética, sanidade, nutrição e manejo, os pilares de uma produção animal eficiente. “Utilizando a tecnologia você tem dois caminhos a seguir, o primeiro é produzir qualidade e o segundo produzir commodity. O Brasil tem uma grande aptidão para carne commodities, porém se o pecuarista optar pelo caminho da produção da carne de qualidade precisa entender que as tecnologias utilizadas são diferentes e também que em algum momento ele precisará abrir mão da máxima eficiência em prol da qualidade e isso precisa estar muito bem alinhado dentro do processo produtivo”. Barcellos também irá comentar sobre produção de ciclo completo (cria os animais, abate e vende diretamente ao consumidor).
Com relação ao mercado, as perspectivas internacionais são positivas, ainda mais pensando na transformação do Paraná em área livre de febre aftosa sem vacinação. “O mercado de exportação continuará crescendo e precisaremos lidar com a grande demanda por proteína. O Brasil é um dos poucos países com vantagens competitivas para a produção de carne nos próximos anos, inclusive há pesquisas que indicam que nos próximos 30 anos a demanda aumente em 40%”, informou.
Fonte: Sindicato Rural de Cascavel