Além da carne: você sabe tudo que se aproveita do boi?
Você sabia que o boi tem muitos subprodutos que vão além da carne? Existe um grande mercado que muitas pessoas nem conhecem e hoje com a explicação do Doutor Agro – Marcos Fava Neves vamos saber mais dessa produção.
Para começar é preciso entender que não se pode confundir agricultura com agronegócio: “agricultura é o dentro da Fazenda, a pecuária é a produção animal e o agronegócio é tudo que envolve o antes e o depois da cadeia produtiva, chegando até os restaurantes, os produtores de insumos prestadores de serviços é um negócio extremamente maior”, explica o professor Marcos.
VEJA O VÍDEO:
Falando da cadeia produtiva da carne bovina a geração de subprodutos é enorme, são muitas coisas utilizadas envolvendo o animal, começando pelo berro: “O berro é usado em inúmeras festas do peão no Brasil e no exterior, com som em componentes de propaganda, de novela e outras coisas mais, para animar sempre, então também se aproveita o berro.” Diz o professor.
Boi flagrado escorregando em toboágua fugia do abate
Mas, além disso, tem também os produtos feitos com a desmontagem do boi, é uma grande abrangência e são subprodutos que muita gente usa diariamente. Segundo a Embrapa, 49 segmentos diferentes da indústria dependem desses derivados que podem ser classificados em comestíveis e não comestíveis. Uma das grandes vantagens é a sustentabilidade para uso dessas matérias-primas e a rentabilidade que traz não apenas para os profissionais frigoríficos, mas também os pecuaristas que podem apostar nesses negócios diferenciados que vem na cadeia produtiva da carne bovina ou da nossa pecuária bovina.
Carne bovina: com veto chinês, exportações caem 43%
Segundo o professor graças às novas tecnologias envolvidas que vem ampliando ainda mais a variedade de possibilidades para o uso de todas as partes do animal na cabeça aos pés literalmente ossos, chifre, pele, órgãos internos, cérebro, casco, sangue e principalmente a gordura são apenas algumas delas: “
Há produtos derivados que nem imaginamos como: filmes radiológicos, pincéis de maquiagem, açúcar refinado e o pó do extintor de incêndio, tudo isso vindo do boi.
CASCOS E CHIFRES
Os cascos e chifres podem ser usados na indústria madeireira, em nossos cabelos e também para os pets segundo o professor: “shampoo, condicionador, laminação, papel de parede, madeira compensada, adesivos, plásticos, alimentos para Pets e também para plantas e filmes de foto.”
LEITE
Muitos produtos também surgem do leite: “Se pode fazer a partir do leite: medicamentos, cosméticos, plásticos e adesivos”, conta o professor.
Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram
ESTERCO
Segundo Doutor Agro é impressionante que até o esterco é reaproveitado quando se fala no boi: “É usado na produção do biometano, biogás para movimentar máquinas, fertilizantes como o fósforo e nitrogênio e outros tipos, então o esterco também gera produtos úteis para agricultura dentro do moderno conceito da economia circular.”
PELE
O professor explica que muitos produtos também são derivados da pele, saindo das delícias da confeitaria até as necessidades da farmácia: “medicamentos, adesivos, placa de reboco usada em construção, condimentos, gelatina, doces e itens de confeitaria, couros, roupas, bancos de carro entre outros.”
OSSOS
Os ossos também são muito importante para fabricação de vários produtos são eles: fabricação de carvão, componente de vidro, fertilizantes e também presença no açúcar refinado.
ÓRGÃOS INTERNOS
Segundo Doutor Agro, esses órgão aparecem onde nem imaginamos: “Produção de hormônios, enzimas, vitaminas, materiais médicos, corda de instrumento, raquete de tênis, embutidos, cálculo biliar para produção de medicamentos inclusive na China e outros aspectos importantes.”
GORDURA
A gordura é a parte mais versátil do animal e muitos produtos são fabricados por meio dela, segundo o professor: “medicamentos, cosméticos, plásticos, impermeabilizantes, no cimento, na cerâmica, giz, vela, explosivos, fogos de artifício, componente de fertilizantes, têxteis de borracha, linóleo, anticongelantes, amaciante de roupa e principalmente o uso para biocombustível ou biodiesel.”
PELO
O Pelo do boi é utilizado na fabricação de: argamassa, isolante, feltro, Escovas, filtro de ar e outras utilidades.
CÉREBRO
Outra parte do boi que é muito utilizada para várias finalidades, segundo o professor: “medicamentos, cremes anti-idade e vários outros cosméticos.”
Realmente muitos produtos que usamos diariamente são derivados do boi. E aí você sabia de tudo isso?
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
DOUTOR AGRO
Marcos Fava Neves é Professor Titular dos cursos de Administração da USP em Ribeirão Preto e da EAEASP/FGV em São Paulo. Especialista em planejamento estratégico do agronegócio.
(Sou Agro com Doutor Agro)