Agrotóxicos e toneladas de sementes ilegais são apreendidos
#souagro| O fim de semana foi marcado por uma grande apreensão de produtos ilegais. Foram 20 toneladas de sementes agrícolas clandestinas que estavam em processo de embalagem e 720 litros de agrotóxicos contrabandeados. No local também foram encontrados maquinário e materiais para falsificação de embalagens. Tudo isso ocorreu no sábado (26) durante um patrulhamento de rotina dos policiais militares do BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira em Terra Roxa no Oeste do Paraná.
https://www.instagram.com/reel/CahPVvfFbLq/?utm_medium=copy_link
- Raio-X mostra avanço da aviação agrícola no Brasil
- Quais são os produtos mais exportados por Ucrânia e Rússia?
Todo material ilegal estava dentro de um galpão, mas no momento da chegada das equipes o local estava vazio e ninguém foi preso.
Os produtos ilegais foram apreendidos e encaminhados ao batalhão do BPFFRON para os procedimentos cabíveis.
O QUE DIZ A LEI:
A produção, o transporte, a compra/venda e a utilização de agrotóxico contrabandeado ou pirateado são crimes de sonegação, contrabando e descaminho. Também estão enquadrados na Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9605, de 12 de fevereiro de 1988); contrabando ou descaminho (art. 334 do Código Penal) e na Lei dos Agrotóxicos (Lei 7.802/89).
Quem comete esses crimes está sujeito a penas de reclusão de dois a quatro anos, além de pesadas multas, que podem chegar a R$ 2 milhões, e o mais grave, a destruição de lavouras onde os produtos ilegais foram aplicados pelos agricultores.
(Débora Damasceno/ Sou Agro)