Agrishow tem data definida para retomada em 2022
Maior feira de tecnologia agrícola da América Latina que ocorre anualmente em Ribeirão Preto, a Agrishow – interrompida em 2020 por conta da pandemia Coronavirus— inicia os preparativos para a retomada da feira em reunião realizada nesta semana. O evento acontecerá na semana de 25 a 29 de abril de 2022, em Ribeirão Preto, São Paulo.
Segundo o presidente da feira, que também é secretário executivo da agricultura do estado de São Paulo, Francisco Matturro, é necessário criar um cenário favorável para manter o atrativo para participação dos visitantes, expositores e fornecedores, sendo que este último grupo foram os mais afetados com a paralisação dos eventos.
“Parcimônia nos preços. Esse é um dos atrativos que teremos para trazer de volta nossos expositores e visitantes”, disse Matturro, que completou: “É uma retomada, sim, e retomada custa caro. Assim, precisamos da colaboração e mudanças. Por questões dos protocolos de segurança do município e do estado, todos os participantes do evento deverão estar adequados as cumprir o distanciamento social. Temos grandes problemas para resolver e a comunidade local está nos ajudando”.
No último ano de realização da feira, ainda em 2019, a Agrishow recebeu 159 mil pessoas e movimentou R$ 2,9 bilhões entre visitantes e expositores, já 6,4% a mais do que em 2018. Na ocasião, o encontro contou com a apresentação de 800 marcas nacionais e internacionais.
- Preços da soja para o produtor continuam em alta; veja o boletim do Deral
- E a chuva chegou…
- Fórum vai apontar os rumos da agricultura familiar
Os organizadores da Agrishow se reuniram com o prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Duarte Nogueira (PSDB), com membros dos sindicatos de hotéis, bares e restaurantes, além do secretário da agricultura e abastecimento do estado de São Paulo, o deputado Itamar Borges (MDB), a Associação Comercial e Industrial (Acirp), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), entre outros.
Além de destacar os números acima, o Sr. Dorival Luiz Balbino, ainda reforçou que o momento é que a rede hoteleira, bares, restaurantes e comércio como um todo recebam bem todos os visitantes e expositores da Agrishow, praticando preços e condições justas.
“É uma engrenagem extremamente virtuosa que devemos cuidar com todo carinho”, afirmou o prefeito. “Todos tivemos de ter muita resiliência neste período de ausência do evento. Aliás, resiliência, resistência e teimosia. Agora só faltam 259 dias para a chegada da Agrishow, e estamos contando os dias”, comemorou Duarte Nogueira.
Representantes das entidades realizadoras da feira também estiveram presentes no encontro: Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB).
“Nosso desafio é muito grande, produzir arranjos produtivos locais para promover empreendedorismo em nossa cidade e toda a região. Somos um exemplo de feira no Brasil e em toda a América Latina”, salientou Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, que participou de forma on-line.
A diretora executiva da Agrishow, Liliane Bortoluci, comentou que, apesar das incertezas acerca da feira nos últimos anos, o trabalho para a realização do encontro e os contatos com os participantes não sofreu interrupções. “Não paramos em momento algum para manter sempre viva a feira”, assegurou.
FONTE: Assessoria de imprensa