China inicia novembro importando soja dos EUA
#souagro | A China iniciou o mês de novembro importando 132 mil toneladas de soja dos EUA. A informação foi repassada nesta segunda-feira pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O montante faz parte da safra 2021/22, iniciada em 1º de setembro. Todas as vendas realizadas no mesmo dia, ao mesmo destino superiores a 100 mil toneladas precisam sempre ser reportadas ao USDA.
Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram
Apesar disso, as compra de soja da China ainda são tímidas em relação ao mesmo período do ano passado. Semanas atrás, algumas compras foram consolidadas no Brasil para embarque até o fim deste mês.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
Especialista internacional em commodities, Karen Braun informa que a soja continua fluindo para fora da América do Sul e para o Golfo do México, via Canal do Panamá. Para garantir um abastecimento suficiente para atender as expectativas internas, a China precisa embarcar muito mais soja nos últimos dois meses de 2021. O compra agressiva por parte dos chineses não vem ocorrendo. Para especialistas, diante desse cenário de incertezas, a sugestão é provocar o USDA a revisar suas estimativas de importação de soja dos EUA para os chineses.
A tendência é de uma segunda-feira de escassos negócios no Brasil. Com o feriado de amanhã, poucos negociadores deverão marcar presença. Além disso, o desempenho dos fatores que formam os preços não anima. Dólar sobe, mas Chicago e prêmios recuam.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com agências)
Mais matérias:
- Em ritmo de feriado, mercado de soja deve ter poucos negócios
- Alerta: Início de novembro pode ter novos temporais