Declaração de Imposto Territorial Rural

Sindicato Rural já emitiu 100 declarações do ITR

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Declaração de Imposto Territorial Rural

 

#souagro | Desde o dia 16 de agosto, teve início o período de entrega da declaração do ITR (Imposto Territoriral Rural), cujo prazo se estenderá até o dia 30 de setembro. Com pouco mais de uma semana, o Sindicato Rural de Cascavel já recebeu 100 declarações. É o que informa o responsável pelas deliberações fundiárias do sindicato, Eurico Sperotto. Por dia, têm passado pelo Sindicato Rural de Cascavel para as devidas deliberações entre 10 a 12 produtores rurais e pecuaristas. “Na segunda semana do mês de setembro, esse número de produtores e pecuaristas com propriedade rural deverá passar de 50 por dia”, estima Eurico Sperotto. Por isso, a orientação é para que o produtor se antecipe e faça a sua declaração antes, para evitar possíveis aglomerações.

No ano passado, o Sindicato Rural de Cascavel encaminhou para a Receita Federal perto de 800 declarações de ITR. Neste ano, a expectativa é a mesma até o fim de setembro. O sindicato também realiza a declaração não só de Cascavel, mas de outras cidades da região e de outros estados, como por exemplo Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros.

O pagamento do imposto é obrigatório para produtores rurais pessoa física e jurídica, titulares do domínio ou possuidoras de qualquer título do imóvel rural. O Sindicato Rural de Cascavel presta esse serviço. O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00. O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única. A quota única ou a primeira quota deve ser paga até o dia 30 de setembro de 2021, último dia do prazo para a apresentação da DITR. Quem não declarar o imposto na data prevista pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido. Quem não declarar o ITR, por exemplo, ficará impossibilitado de realizar financiamento agrícola.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas