Produção de biometamo ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro
O biometano é um combustível 100% renovável que reduz em 99,9% as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Produzido a partir de biogás de resíduos de aterros sanitários, o biometano pode ser utilizado no processo produtivo de indústrias e para abastecer veículos, em substituição a todo tipo de combustível poluente, como o diesel, GLP, óleo combustível, gás natural e gasolina, por exemplo.
O Brasil tem potencial para atingir cerca de 117 milhões de Nm3/dia de biometano, o suficiente para substituir 70% do consumo de diesel no país. Com 100% de produção nacional, o biometano é um combustível inteiramente limpo e renovável e, além de praticamente zerar as emissões de gases de efeito estufa, tem a vantagem de ser imune às oscilações da taxa de câmbio e da cotação internacional do barril do petróleo.
Líder na produção de biometano no país, com mais de 50% do mercado, a Gás Verde, do Grupo Urca Energia, acaba de adquirir a empresa portuguesa ENC Energy e suas oito térmicas a biogás. Assim, a Gás Verde passa a atuar em mais cinco estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Maranhão.
“A ENC é uma das empresas do nosso portfólio com maior impacto na mitigação das mudanças climáticas, evitando a emissão de mais de 800 mil toneladas de CO2 a cada ano. Temos certeza que, nas mãos do Grupo Urca Energia, esse impacto positivo continuará crescendo”, explica Alexandre Alvim, Managing Partner da GEF Capital, antiga controladora da ENC.
As usinas, que atualmente produzem energia elétrica a partir de biogás, serão convertidas em unidades de biometano, num investimento total de R$ 600 milhões até 2026, incluindo logística. Com a operação, a Gás Verde passa a processar, de imediato, 1 milhão de metros cúbicos/dia de biogás e consolida sua posição de liderança no mercado. Atualmente, a empresa produz 130 mil m3/dia a partir do Aterro Sanitário de Seropédica (RJ), o maior da América Latina.
“Com esse projeto de expansão, a Gás Verde passa a oferecer a cada vez mais empresas uma solução definitiva para reduzir e até eliminar as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), a partir de um combustível 100% renovável. Ou seja, seguimos firmes no nosso compromisso de apoiar a jornada NetZero dos nossos clientes, num mundo marcado pelo agravamento da crise climática”, afirma o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand.
Ainda em 2023, a produção da Gás Verde em Seropédica será elevada para 170 mil m3/dia, chegando a 200 mil m3/dia em 2024. A partir de 2025, as térmicas a biogás da Gás Verde, localizadas em São Luís (MA), Igarassu (PE), Nova Iguaçu (RJ) e São Gonçalo (RJ), também serão convertidas em unidades produtoras de biometano da Gás Verde. Com isso, em 2025, a companhia alcançará a marca de 470 mil m3/dia de biometano e, em 2026 chegará aos 580 mil m3/dia.
CO2 VERDE TAMBÉM EM SEROPÉDICA
A Gás Verde construirá também a primeira usina de gás carbônico verde a partir de aterros sanitários, em Seropédica, no estado do RJ. A usina que já está em licenciamento, deve começar a operar em 2024, gerando 100 toneladas de gás carbônico verde por dia. O volume representa aproximadamente 10% do consumo diário do Brasil, cujo total é de 1.100 toneladas. O CO2 verde é usado na indústria de alimentos e bebidas, nos processos de gaseificação de líquidos e congelamento de alimentos; na metalurgia, no tratamento térmico de soldas, e no setor de saneamento para o tratamento de efluentes.
SOBRE A GÁS VERDE
A Gás Verde, adquirida pelo Grupo Urca Energia em 2022, é a maior produtora de biometano da América Latina, um combustível 100% renovável e capaz de transformar a matriz energética de empresas brasileiras. A Gás Verde também disponibiliza aos clientes o BIORec, o primeiro certificado de biometano a partir de resíduos sólidos urbanos do Brasil.
SOBRE O GRUPO URCA ENERGIA
O Grupo Urca Energia é uma holding de investimentos em energia inteligente e sustentável. Formado pelas empresas Gás Verde, EVA Energia, Urca Trading e Urca Gás, o grupo atua nos mercados livre e regulado de energia, oferecendo soluções ambientais efetivas, da produção à comercialização, apoiando as empresas em suas jornadas rumo ao Net Zero.
(Com Assessoria)