Foto: Arquivo/Frimesa. Planta de Biogás da Unidade Frigorífica Frimesa, em Medianeira (PR), integra roteiro de visitas técnicas do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Fórum Brasileiro debate tendências e tecnologias na produção de Biogás e Biometano

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Arquivo/Frimesa. Planta de Biogás da Unidade Frigorífica Frimesa, em Medianeira (PR), integra roteiro de visitas técnicas do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Com uma programação direcionada a discutir tendências, inovação, projetos e negócios para o aproveitamento do biogás para aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano), começa nesta terça-feira (18) o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná.

O evento, no Hotel Golden Park Internacional Foz (Rua Xavier da Silva, 968), vai debater o panorama atual do biogás e suas perspectivas, entre outras temáticas, e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país.

A organização está preparada para receber os 650 participantes (as inscrições já estão encerradas). Com 12 horas de debate, a programação contempla espaço de negócios, visitas técnicas, e reserva espaço para eventos paralelos.

A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade. O 5º Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), pela Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Mercado no Sul do Brasil

O primeiro painel da terça-feira Mercado de biogás e biometano do Sul do Brasil apresentará dados sobre o avanço do setor no Brasil. Os palestrantes e debatedores também falarão sobre as oportunidades e os desafios para o mercado regional. Segundo a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o potencial de produção no Brasil é de 78,8 bilhões de Nm³. Atualmente, são produzidos 2,3 bilhões de Nm³, conforme Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil, elaborada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

Premiação

Desde a edição passada, o Fórum faz o reconhecimento de destaques do setor no prêmio Melhores do Biogás. A iniciativa vai premiar profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques nacionais no setor, em 2022, e que estejam em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional destaque; Organização destaque; Plantas/unidades geradoras de biogás destaque. A premiação será divulgada e entregue no dia 19 de abril, quarta-feira, no encerramento dos painéis do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Visitas Técnicas

A região Oeste do Paraná, que recebe essa edição do Fórum, tem uma diversidade de plantas de biogás e biometano. Foram organizados cinco roteiros para as visitas técnicas, no dia 20 de abril, quinta-feira. São unidades instaladas em cinco municípios: Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias