Nanotecnologia no agronegócio
O governo do Estado trabalha para que os novos estudos científicos e tecnológicos realizados pelas instituições paranaenses se tornem pesquisa aplicada para o agronegócio. A afirmação foi feita pelo vice-governador Darci Piana na abertura do 1º Simpósio Científico de Nano Agro, realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) nesta sexta-feira (16). O evento foi realizado de forma virtual e o conteúdo está disponível no canal do YouTube do Tecpar.
Promovido em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fundação Araucária e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o simpósio tratou dos mais recentes estudos voltados à nanotecnologia aplicada ao agronegócio e contou com a participação de pesquisadores de universidades e especialistas de empresas que atuam no setor. Foram apresentados estudos, propostas e exemplos práticos relacionados ao tema.
O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que a iniciativa do simpósio está alinhada ao Plano de Governo do Paraná, ao promover a integração, o diálogo e o compartilhamento de informações entre instituições de pesquisa, iniciativa privada e sociedade.
- Depois da chuva, a geada!
- Porteira aberta para a energia solar rural
- Mercado fundiário: terra a preço de ouro
“O Tecpar tem suas ações voltadas ao apoio do desenvolvimento do Paraná, baseado em biotecnologia e nanotecnologia, que são foco do Estado. Com a nanotecnologia aplicada é possível agregar valor à produção e promover uma agricultura mais sustentável”, afirmou.
https://www.youtube.com/watch?v=rkKz4hMIm5A&ab_channel=Tecpar-InstitutodeTecnologiadoParan%C3%A1
A tecnologia aplicada ao campo soma competências com o que já é desenvolvido na agricultura paranaense, segundo o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “O principal desafio que temos é levar esses avanços científicos ao campo e, com articulação, encontrarmos soluções inovadoras que tragam sustentabilidade e competitividade à produção”, explicou.