Pesquisadores promovem estudo sobre doenças do milho
#sou agro| Pesquisadores de entidades que se dedicam à pesquisa agropecuária vão formalizar em Londrina uma cooperação com o objetivo de promover estudos sobre o complexo do enfezamento do milho. O encontro começa nesta quarta (26) e vai até quinta (27), na sede do IDR-Paraná, na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, a partir das 9 horas.
A cooperação envolve doze projetos de pesquisa, abrangendo a avaliação — no campo e em ambiente controlado — da tolerância de cultivares de milho disponíveis no mercado, o monitoramento de populações de cigarrinha e, ainda, o seu controle com inseticidas sintéticos e biológicos.
- Brasileiro tem sentimento de vulnerabilidade ecológica e climática
- Cidade paranaense é Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada
Além do IDR-Paraná, estão envolvidos na iniciativa a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), UEL (Universidade Estadual de Londrina), Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UniCesumar, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Cerrados e as cooperativas Coamo, Cocamar, Copacol e Integrada.
A ação envolve um investimento de R$ 3,8 milhões, recurso proveniente da Fundação Araucária, entidade de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do Governo do Estado.
Serviço:
Data: 26 e 27 (quarta e quinta-feira)
Horário: a partir das 9 horas
Local: IDR-Paraná, em Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid, km 375)