Em operação, PF inutiliza balsas de garimpo ilegal
A Polícia Federal realizou nesta semana a Operação Tucandeira, que tem por objetivo a identificação, abordagem e inutilização de balsas/dragas que operam a atividade de garimpo ilegal de ouro.
A ação foi realizada no Vale do Javari, no Amazonas.
A operação teve como resultado a destruição de três balsas/dragas utilizadas na garimpagem ilegal. A ação contou com policiais federais e com fiscais do IBAMA.
A PF esclarece que atualmente toda a atividade de lavra de ouro no Vale do Javari é ilegal e que, portanto, as ações objetivando a desintrusão dessa importante hidrovia continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas a outras regiões de garimpo ilegal detectadas no estado do Amazonas.
Outras ações
Outras ações foram realizadas para combate ao Minério Ilegal durante a semana. Uma delas foi no Paraná, a Operação Minério Legal.
A polícia deu cumprimento a três mandados de busca e apreensão em poligonais de extração ilegal de areia e outros minerais nos municípios de Colombo/PR e Araucária/PR.
A extração ilegal foi comprovada por farta documentação enviada pela Agência Nacional de Mineração e complementada por investigações da Delegacia de Meio Ambiente do Estado do Paraná. Foram utilizadas as ferramentas do Programa Mais Brasil, especialmente o sistema de sensoriamento remoto.
Os mandados preveem a apreensão de máquinas e equipamentos utilizados para a prática do delito de usurpação de bens da União.
Com PF